dc.contributor.advisor | Sartor, João Batista | |
dc.creator | Cabral, Richard Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T11:19:55Z | |
dc.date.available | 2022-09-14T11:19:55Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26141 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | Drew on the technical roots required for the execution of the traditional flute repertoire (sound, articulation and digital technique and style), which are found in the historical methods for this instrument, a series of exercises with different levels of execution were developed, based on the transposition of important excerpts from the flute repertoire of the first half of the 20th century. The work is constructed by solo passages, flute and piano pieces and concerts, contemplating requirements of any music school. The research makes a documental and bibliographical analysis of flute methods and studies related to the education of musical performance in Brazil. The text addresses the historical transformation that has occurred with the flute methods and its relation with the instrument study. Authors and professors such as Paul Taffanel, Marcel Moyse, Trevor Wye and Peter Lukas Graf influenced this work. The objective is optimizing the study time of the performer and contributing with educational material for flute teachers. It is also expected that the work stimulates flute teachers to produce their own exercises and methods. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Flauta transversal | por |
dc.subject | Pedagogia da performance musical | por |
dc.subject | Método | por |
dc.subject | Repertório | por |
dc.subject | Flute | eng |
dc.subject | Music pedagogy | eng |
dc.subject | Method | eng |
dc.subject | Repertoire | eng |
dc.title | Exercícios para flauta transversal fundamentados em obras do repertório da primeira metade do século XX | por |
dc.title.alternative | Exercises for flute based on the repertoire from the first half of the 20th century | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | A partir das bases técnicas necessárias para a execução do repertório tradicional de flauta (sonoridade, articulação, técnica digital, estilo) encontradas nos métodos do instrumento ao longo da história foi elaborada uma sequência de exercícios, de diferentes níveis de execução, baseados na transposição de excertos importantes do repertório de flauta da primeira metade do século XX. O trabalho é realizado fundamentado em obras solo, para flauta e piano e concertos, abrangendo as exigências de um conservatório de música ou curso universitário. A pesquisa apresenta uma análise documental e bibliográfica dos métodos de flauta e de trabalhos relacionados à pedagogia da performance musical no Brasil. Estende-se sobre a transformação histórica ocorrida com os métodos de flauta e sua relação com a especialização no estudo do instrumento. A obra didática de vários autores influenciou este trabalho, tal como o legado dos flautistas Paul Taffanel, Marcel Moyse, Trevor Wye e Peter Lukas Graf. Este estudo tem como propósito otimizar o tempo de estudo do performer e contribuir com material didático para o professor de flauta. O resultado desejado é a divulgação dos exercícios criados, facilitando o aprendizado e execução do repertório para flauta. Espera-se, ainda, que este trabalho desperte no performer ou professor de música o interesse pelo desenvolvimento exercícios técnicos próprios, tendo como base o repertório estudado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |