Mostrar registro simples

dc.creatorGuerra, Ana Luiza Seeger
dc.date.accessioned2022-09-14T12:24:11Z
dc.date.available2022-09-14T12:24:11Z
dc.date.issued2022-07-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26143
dc.description.abstractThe theme of this master's dissertation is the creation of a jewelry collection based on the mapping of some catholic churches from the region of Quarta Colônia. The architecture and the religious iconography of the churches served as references for the creation of the new collection, witch intends to discuss identity and Design questions in light of the Geopark Quarta Colônia Aspirante UNESCO proposal and the production e creativeness techniques of the Jewelry Design. The leading motivation for the choice of this theme, witch aim to relate Jewelry Design and with the most important Mother Churches in Quarta Colônia, idealized by Italian immigrants, it’s given for the author’s will to understand, preserve and disseminate her own roots through her profession. Descendant from Italian immigrants, the author sought to represent all the importance that Catholicism had and still have in the life of people who live in the region of Quarta Colônia. The catholic church is the epicenter of all cities formed by the Italian colonization of the region, being the main building of every city. The research was thought as a way to understand the structure of these temples, as well as the history and the iconography aspects that surrounds the patron saints to witch these buildings were dedicated so the resultant jewelry collection would be able to transmit and represent the symbols and the meanings of these Mother Churches. At the end, the jewelry collection found these representations in some architectural elements, although they were more evident in the paintings of Ângelo Lazzarini, the artist who were responsible for most of the paintings present in these temples.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIgrejas católicaspor
dc.subjectQuarta Colôniapor
dc.subjectDesign de joiaspor
dc.subjectGeoparquepor
dc.subjectCatholic churcheseng
dc.subjectJewelry designeng
dc.subjectGeoparkeng
dc.titleDesign e identidade: coleção de joias criada a partir de elementos de igrejas católicas do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unescopor
dc.title.alternativeDesign and identity: jewelry collection created from the elements of catholic churches in Geopark Quarta Colônia Aspirant Unescoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como temática a criação de uma coleção de joias baseada no mapeamento de algumas igrejas católicas da região da Quarta Colônia. A arquitetura e a iconografia religiosa das igrejas serviram de referência para a criação da nova coleção, que objetiva discutir questões identitárias e de Design à luz da proposta do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO e das técnicas criativas e de produção do Design de Joias. Deste modo, essa pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural na área de concentração e linha de pesquisa História e Patrimônio Cultural. A motivação principal que justifica a escolha da temática relacionando design de joias com as principais matrizes da Quarta Colônia idealizadas por imigrantes italianos se deve pela vontade da autora em compreender, preservar e difundir as próprias origens por meio de sua atual profissão. Descendente de imigrantes italianos, a autora buscou representar toda a importância que o catolicismo teve e ainda tem na vida das pessoas que vivem na região da Quarta Colônia. A Igreja Católica é o epicentro de todas as cidades formadas pela colonização italiana da região, sendo a principal edificação da cidade. Para que a coleção de joias produzidas como resultado desta pesquisa transmitisse e representasse simbolismos e os significados presentes nas Igrejas matrizes selecionadas da Quarta Colônia, buscou-se compreender a estrutura estética desses templos, assim como a história e aspectos iconográficos dos padroeiros a quem essas construções foram dedicadas. Ao fim, a coleção de joias proposta encontrou essas representações em alguns elementos arquitetônicos, embora estivessem mais evidentes nas pinturas de Ângelo Lazzarini, artista responsável pela maioria das pinturas presentes nesses templos.por
dc.contributor.advisor1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586por
dc.contributor.referee1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.referee2Michelon, Francisca Ferreira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7303654632430846por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International