Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGräbner, Selia
dc.creatorPossati Junior, Gilmar Rodrigues
dc.creatorPinheiro, Moisés Forgearini
dc.date.accessioned2022-09-15T12:17:40Z
dc.date.available2022-09-15T12:17:40Z
dc.date.issued2009-01-05
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26200
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2009por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIniciação científicapor
dc.subjectDiagnósticopor
dc.subjectDificuldadespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectExtensãopor
dc.titleFatores que influenciam a iniciação científica em Ciências Contábeis na percepção dos acadêmicos da UFRGS e UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoO presente trabalho trouxe como tema central a iniciação científica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, o trabalho sustentou-se na relação entre o ensino e a pesquisa. É indiscutível o fato de que a pesquisa deve estar presente em sala de aula para que haja uma melhor eficiência na relação ensino-aprendizagem. Desse modo, a partir de uma coleta de dados, através de um questionário, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a pesquisa científica nas universidades federais do Rio Grande do Sul no período da graduação. A análise dos dados trouxe a realidade encontrada no ambiente académico dos cursos de Ciências Contábeis e revelou claramente a percepção dos académicos em relação ao desenvolvimento de pesquisas nos referidos cursos. Constatou-se que a principal dificuldade dos académicos no desenvolvimento de pesquisas é a falta de disponibilidade de tempo. Verificou-se que não há uma preocupação em levar para a sala de aula técnicas de ensino mais desafiadoras aos acadêmicos. Apresentaram-se, também, como dificuldades: a falta de interesse e oportunidade de desenvolver algum projeto de iniciação científica e a falta de apoio financeiro para a realização de projetos de pesquisa e a participação em eventos de caráter científicos. Pode-se constatar que existem poucos projetos de pesquisa e extensão nas universidades pesquisadas, sendo que os cursos de Ciências Contábeis pesquisados desenvolvem praticamente somente o ensino, deixando em segundo plano os programas de pesquisa e extensão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto