dc.contributor.advisor | Gräbner, Selia | |
dc.creator | Possati Junior, Gilmar Rodrigues | |
dc.creator | Pinheiro, Moisés Forgearini | |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T12:17:40Z | |
dc.date.available | 2022-09-15T12:17:40Z | |
dc.date.issued | 2009-01-05 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26200 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2009 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Iniciação científica | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.subject | Dificuldades | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Extensão | por |
dc.title | Fatores que influenciam a iniciação científica em Ciências Contábeis na percepção dos acadêmicos da UFRGS e UFSM | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trouxe como tema central a iniciação científica no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, o trabalho sustentou-se na relação entre o ensino e a pesquisa. É indiscutível o fato de que a pesquisa deve estar presente em sala de aula para que haja uma melhor eficiência na relação ensino-aprendizagem. Desse modo, a partir de uma coleta de dados, através de um questionário, o presente estudo buscou investigar os fatores que dificultam a pesquisa científica nas universidades federais do Rio Grande do Sul no período da graduação. A análise dos dados trouxe a realidade encontrada no ambiente académico dos cursos de Ciências Contábeis e revelou claramente a percepção dos académicos em relação ao desenvolvimento de pesquisas nos referidos cursos. Constatou-se que a principal dificuldade dos académicos no desenvolvimento de pesquisas é a falta de disponibilidade de tempo. Verificou-se que não há uma preocupação em levar para a sala de aula técnicas de ensino mais desafiadoras aos acadêmicos. Apresentaram-se, também, como dificuldades: a falta de interesse e oportunidade de desenvolver algum projeto de iniciação científica e a falta de apoio financeiro para a realização de projetos de pesquisa e a participação em eventos de caráter científicos. Pode-se constatar que existem poucos projetos de pesquisa e extensão nas universidades pesquisadas, sendo que os cursos de Ciências Contábeis pesquisados desenvolvem praticamente somente o ensino, deixando em segundo plano os programas de pesquisa e extensão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |