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dc.creatorMallmann, Elena Maria
dc.date.accessioned2022-09-16T20:20:22Z
dc.date.available2022-09-16T20:20:22Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMALLMANN, Elena Maria. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.por
dc.identifier.isbn978-65-88403-60-0por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26216
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectGestão Pública Municipalpor
dc.subjectGestão em Saúdepor
dc.subjectIntrodução à EaDpor
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subjectAmbientes Virtuais de Ensino-Aprendizagempor
dc.titleIntrodução à Educação a Distânciapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoNo presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em consideração os desafios, as especificidades e as potencialidades dos dispositivos eletrônicos e plataformas digitais na mediação pedagógica a distância. Desse modo, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) possuem recorte especial com destaque para o caráter interativo e hipermidiático que impacta nas ações de todos os mediadores envolvidos. Além disso, recorre-se aos pressupostos, definições e diretrizes delimitados nos documentos oficiais e na legislação vigente. As políticas públicas são, pois, compreendidas como referências de qualidade, avaliação e regulação da EaD no Brasil e no mundo. É a partir delas que as instituições e equipes produzem e desenvolvem suas atribuições acadêmicas, financeiras, administrativas e pedagógicas. Existem diversos modelos e conceitos subjacentes à organização institucional de equipes, infraestrutura tecnológica, suporte, tutoria, perspectivas de formação e capacitação dos profissionais que atuam em EaD. A narrativa ancora-se na história produtiva e contém as marcas de uma grande rede de pessoas que dialogam, pesquisam e constroem a EaD como possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento. Portanto, as reflexões em torno do amplo leque de características da EaD, o percurso de estudos contempla cinco unidades curriculares: (1) Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. (2) organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processos de tutoria e avaliação. (3) Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. (4) Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA): estratégias de interação. (5) Metodologias Digitais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor


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