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dc.contributor.advisorSouza, Neila Santini de
dc.creatorGarcez, Marcelo da Rocha
dc.date.accessioned2022-09-29T11:40:24Z
dc.date.available2022-09-29T11:40:24Z
dc.date.issued2022-09-12
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26304
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão da Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis article of critical reflection will present the relation between the interprofessional work/education and the IRDI (Indicadores de Risco/Referência Para Desenvolvimento Infantil) in detecting and treating psychical early risk in babies and toddlers. This instrument was developed to evaluate babies and toddlers and their relationship with the person who provides parental care, observing characteristics that allow the development. The IRDI works as a direction for health and basic attention professionals that have frequent contact with babies and toddlers, guiding in a more precise way their evaluative conduct, the need of referring them to evaluation and treatment with an early stimulation specialist. Articulating the IRDI with the interprofessional work/education, understanding that this educational mode privileges the articulation between students and health professionals, making the information transmission possible. Understanding that the prevention is one of the fundamental principles of SUS and articulating this with the knowledge about child development in the first years of life, think about the interprofessional work as a way to prevent an early treatment by the application of IRDI.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho/educação interprofissionalpor
dc.subjectIRDIpor
dc.subjectEstimulação precocepor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectInterprofessional work/educationeng
dc.subjectEarly stimulationeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.title(Des)Articulação entre ensino/trabalho interprofissional para a detecção precoce de risco psíquico em lactentespor
dc.title.alternativeArticulation between interprofessional education/work for the early detection of psychical risk in babieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo de reflexão crítica apresentará a relação entre o trabalho/ensino interprofissional e o protocolo IRDI (Indicadores de Risco/Referência Para o Desenvolvimento Infantil) na detecção e tratamento de risco psíquico precoce em bebês e pequenas crianças. Tal instrumento foi desenvolvido para avaliar bebês e pequenas crianças e sua relação com seus cuidadores primordiais, observando características que propiciam o desenvolvimento. O IRDI serve como guia para profissionais da saúde e atenção básica que têm contato frequente com bebês e pequenas crianças, orientando de maneira mais precisa suas condutas avaliativas, a existência da necessidade de encaminhamento, avaliação e tratamento com um especialista em estimulação precoce. Articulando o IRDI com o trabalho/educação interprofissional, entendendo que esse modelo educacional privilegia a articulação entre estudantes e profissionais da saúde, possibilitando a transmissão de conhecimento e diferentes saberes. Entendendo que a prevenção é um dos principais pressupostos do SUS e articulando-a com o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil nos primeiros tempos de vida, pensar o trabalho interprofissional como caminho para a prevenção e tratamento precoce a partir da aplicação do IRDI.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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