dc.creator | Morisso, Maríndia Mattos | |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T17:42:47Z | |
dc.date.available | 2022-09-29T17:42:47Z | |
dc.date.issued | 2022-07-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26310 | |
dc.description.abstract | The search for the legitimacy of school Physical Education as a compulsory curriculum component of basic education aims to break with an exclusively practical image , focused on knowing how to do. National, state, and municipal curricular documents guide competencies, skills, and contents that are part of the area; however, there is a lack of didactic materials that help teachers and students in the teachinglearning process. In this sense, this research aims to analyze to what extent the educational innovation mediated by Tecnologias Educacionais em Rede Rec (TER), especially ursos Educacionais Abertos (REA), promote the (co)authorship of Physical Education teachers wh o work in the public network of basic education in Rio Grande do Sul (RS). For this, we developed an actionresearch in three Cycles. Cycles 1 and 2 correspond, respectively, to the 1st and 2nd editions of a totally online course in Small Open Online Cours e (SOOC) format on Moodle, for teachers and public servants of the public network of basic education of Rio Grande do Sul. The two editions of the course "REA: Educação para o Futuro", took place in 2018 and 2019. During Cycles 1 and 2 of the action resear ch, we followed the interactions of teachers with a degree in Physical Education, in the activity forums and questionnaires. In both editions, 38 teachers from the area were enrolled, but only 13 completed the course. Cycle 3, on the other hand, consisted in accompanying two physical education teachers in the production of REA. Both work in public schools in two cities in the northwest region of RS. Based on observations, study meetings and interviews, open educational materials were developed and shared in a repository, with (co)authorship of the collaborating teachers. During the three cycles, we analyzed that it is challenging to reuse OER, due to the difficulty of identifying the licenses in the resources and repositories. The production of teaching mate rials and their publication in open format demands extra time from teachers, because they feel insecure when assuming the role of (co)authors. Research participants point to continuing education as a means to spread knowledge about REA and modify practice. Therefore, we understand that educational innovation mediated by TER, especially REA, promotes the (co)authorship of Physical Education teachers who work in the public network of basic education in RS, provided that public policies support their work and that they are recognized by their managers. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Recursos educacionais abertos (REA) | por |
dc.subject | Materiais didáticos | por |
dc.subject | (Co)autoria | por |
dc.subject | Fluência tecnológico-pedagógica (FTP) | por |
dc.subject | Physical education didáticos | eng |
dc.subject | (Co)authorship | eng |
dc.title | Inovação educacional na educação física escolar mediada por recursos educacionais abertos (REA) | por |
dc.title.alternative | Educational innovation in physical education mediated by recursos educacionais abertos (REA) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A busca pela legitimidade da Educação Física escolar enquanto componente curricular obrigatório da educação básica visa romper com uma imagem exclusivamente prática, voltada ao saber fazer. Documentos curriculares nacionais, estaduais e municipais orientam competências, habilidades e conteúdos que fazem parte da área, porém, faltam materiais didáticos que auxiliem professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar em que medida a inovação educacional mediada por Tecnologias Educacionais em Rede (TER), especialmente Recursos Educacionais Abertos (REA), promovem a (co)autoria de professores de Educação Física que atuam na rede pública de educação básica do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação em três Ciclos. Os Ciclos 1 e 2 correspondem, respectivamente, a 1ª e a 2ª edição de um curso totalmente online em formato de Small Open Online Course (SOOC) no Moodle, para professores e para servidores da rede pública de educação básica do RS. As duas edições do curso “REA: Educação para o Futuro” ocorreram em 2018 e 2019. Durante os Ciclos 1 e 2 da pesquisa-ação, acompanhamos as interações dos professores com formação em Educação Física, nos fóruns de atividades e nos questionários. Estavam inscritos nas duas edições, 38 docentes da área, mas, apenas 13 concluíram o curso. Já o Ciclo 3, consistiu em acompanhar duas professoras de Educação Física na produção de REA. Ambas atuam em escolas públicas de duas cidades da região noroeste do RS. A partir de observações, encontros de estudo e entrevistas foram elaborados e compartilhados em um repositório, materiais didáticos abertos, de (co)autoria das docentes colaboradoras. Durante os três ciclos, analisamos que é desafiador reutilizar REA, devido à dificuldade de identificar as licenças nos recursos e nos repositórios. A produção de materiais didáticos e a publicação dos mesmos em formato aberto demanda de tempo extra dos professores, porque se sentem inseguros ao assumir o papel de (co)autores. Os participantes da pesquisa apontam a formação continuada como meio para propagar o conhecimento sobre REA e modificar a prática. Portanto, compreendemos que a inovação educacional mediada por TER, especialmente REA, promove a (co)autoria de professores de Educação Física que atuam na rede pública de educação básica do RS, desde que políticas públicas amparem seu trabalho e que os mesmos sejam reconhecidos por seus gestores. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.referee1 | Ivo, Andressa Aita | |
dc.contributor.referee2 | González, Fernando Jaime | |
dc.contributor.referee3 | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.contributor.referee4 | Fensterseifer, Paulo Evaldo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2943664362968257 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |