Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMüller, Diana Denise Radiske
dc.date.accessioned2022-10-05T18:14:00Z
dc.date.available2022-10-05T18:14:00Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26360
dc.description.abstractScience education aims to make the student come to share meanings in the context of science. The objective of the research is to verify the contributions and potentialities of the use of non formal spaces for science teaching, in thefinal years (6th grade to 9th grade) of Elementary School, from a systematic bibliographic review, and the contextualization of Investigative Expeditions carried out with elementary school students in two municipal schools in Agudo/RS. Therefore, the stud y considered the use of nonformal spaces in science teaching, describing paths and possibilities for the teaching and learning process. The methodology consisted predominantly of qualitative research, of the case study type, in addition to a set of method ological techniques that support and describe some experiences lived by the researcher in nonformal spaces in the city of Agudo/RS. The research data analysis techniques involved Content Analysis and Scientometric Analysis. The research is organized into five chapters, and its actions considered the literature review and the production of four manuscripts on the use of nonformal spaces. Thus, the results describe some experiences and possibilities about the use of non formal spaces in science teaching and Therefore, the results show that the use of nonpaths taken in the municipality of Agudo/RS. formal spaces can contribute to student learning, make classes more interesting, optimize knowledge and give meaning to subjects previously developed at school, e specially in relation to the reality in which the school is inserted and possibilities for the use of notsorecognized spaces; in addition to contributing with reflections that can qualify the actions in science teaching of teachers and researchers in the way, the research contextualized the educational importance of nonarea. In this formal spaces and their potential in science teaching, as an innovative and diversified strategy, content complementation and motivation for the teaching and learning process .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEspaços não formaispor
dc.subjectExpedições investigativaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectNon-formal spaceseng
dc.subjectInvestigative expeditionseng
dc.titleExpedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeInvestigative expeditions in nonformal spaces in science teaching and their potential in elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA educação em ciências, tem por objetivo fazer com que o aluno venha a compartilhar significados no contexto das ciências. O objetivo da pesquisa consiste em verificar as contribuições e potencialidades do uso dos espaços não formais para o ensino de ciências, nos anos finais (6º ano ao 9º ano) do Ensino Fundamental, a partir de revisão bibliográfica sistematizada, e a contextualização de Expedições Investigativas realizadas com alunos do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Agudo/RS. Logo, o estudo considerou o uso dos espaços não formais no ensino de ciências, descrevendo caminhos e possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia consistiu predominantemente em pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, além de um conjunto de técnicas metodológicas que fundamentam e descrevem algumas experiências vivenciadas pela pesquisadora em espaços não formais no município de Agudo/RS. As técnicas de análise de dados da pesquisa envolveram a Análise de Conteúdo e a Análise Cienciométrica. A pesquisa está organizada em cinco capítulos, e suas ações consideraram a revisão da literatura e a produção de quatro manuscritos sobre o uso de espaços não formais. Assim, os resultados descrevem algumas experiências e possibilidades sobre o uso de espaços não formais no ensino de ciências e caminhos percorridos no município de Agudo/RS. Logo, os resultados evidenciam que a utilização de espaços não formais pode contribuir na aprendizagem dos alunos, tornar as aulas mais interessantes, otimizar o conhecimento e dar significado aos assuntos desenvolvidos previamente na escola, especialmente em relação a realidade em que a escola está inserida e possibilidades de uso de espaços não tão reconhecidos; além de contribuir com reflexões que possam qualificar as ações no ensino de ciências de professores e pesquisadores na área. Desse modo, a pesquisa contextualizou a importância educativa de espaços não formais e as suas potencialidades no ensino de ciências, como uma estratégia inovadora e diversificada, complementação de conteúdos e motivação para o processo de ensino e da aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Goldschmidt, Andréa Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6491503571016482por
dc.contributor.referee1Coutinho, Renato Xavier
dc.contributor.referee2Güllich, Roque Ismael Costa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8428607986361439por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.