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dc.creatorSantos, Bernardo Carbone dos
dc.date.accessioned2022-10-06T10:50:52Z
dc.date.available2022-10-06T10:50:52Z
dc.date.issued2022-05-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26363
dc.description.abstractThe dissertation is part of the Undergraduate Complementary Discipline (DCG), called "The Teaching of Futsal via Moodle" - DEC 1030, within a Virtual Learning Environment (AVA) for Distance Learning (EAD), together with the Physical Education course of the Federal University of Santa Maria (UFSM) as a teaching experience in times of pandemic COVID-19. The central proposal of the research aims to present the protagonism of play playing in a virtual learning environment (Moodle), with emphasis on unit 3 of the DCG, resignifying the didactic-pedagogical treatment of the contents offered in the discipline. The methodology used is present in action-research focusing on the practical aspect, which seeks through a specific action, involving sports education, to solve a collective problem in a participatory and cooperative way. In this sense, is it problematized to what extent it is possible to elaborate and implement a didactic material, from a curricular unit, within a DCG, in the EAD modality, focusing on playing for the teaching of Futsal? The data were collected from the activities proposed for the unit in Moodle, through the analysis of the class plans developed and the videos produced by the academics. What made it possible to consider that the play playing, as part of the world of children, allows an expansion of the proposal and its characteristics, theoretically presented, for use in technological environments. The proposition raises the broadening of the debate, for the meeting of new procedures and behaviors, at the moment when there is a resignification of content in distance learning; leading to understandings and conceptions that pass through a constant becoming of ambient experimentation. The epistemological suggestion that is subtle in the development of the text, is linked to the structuring of the units, present in the discipline, in the relation of the technological context with the sports contents and in the junction of them, in order to establish a critical and autonomous positioning to the structuring of sports content in the field of Physical Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogar brincandopor
dc.subjectFutsalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMoodlepor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPlay playingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleO protagonismo do jogar brincando na disciplina complementar de graduação - o ensino do futsal via moodlepor
dc.title.alternativeThe protagonism of play playing in the complementary discipline of graduation - the teaching of futsal via moodleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação integra a Disciplina Complementar de Graduação (DCG), denominada “O Ensino do Futsal via Moodle” - DEC 1030, dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Ensino a Distância (EAD), junto ao curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como uma experiência de ensino, em tempos de pandemia do COVID-19. A proposta central da pesquisa objetiva apresentar o protagonismo do jogar brincando em um ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), ressignificando o tratamento didático-pedagógico dos conteúdos oferecidos na disciplina. A metodologia utilizada é a presente na pesquisaação evidenciando o aspecto prático, que busca por meio de uma ação específica, envolvendo o ensino esportivo, resolver um problema coletivo de modo participativo e cooperativo. Neste sentido, problematiza-se em que medida é possível elaborar e implementar um material didático, a partir de uma unidade curricular, dentro de uma DCG, na modalidade EAD, focando no jogar brincando para o ensino do Futsal. Os dados foram coletados a partir das atividades propostas para a unidade no Moodle, por intermédio de análises dos planos de aula desenvolvidos e dos vídeos produzidos pelos acadêmicos. O que possibilitou considerar que o jogar brincando, como integrante do mundo infantil, permite que se faça uma expansão da proposta e de suas características, apresentadas teoricamente, para o uso em ambientes tecnológicos. A proposição suscita a ampliação do debate, para o encontro de novos procedimentos e condutas, quando ocorre ressignificação de conteúdos no ensino a distância; levando a compreensões e concepções que passam por um devir constante de experimentação ambientada. A sugestão epistemológica que se apresenta sutil no desenvolvimento do texto, se liga a estruturação das unidades, presentes na disciplina, na relação do contexto tecnológico com os conteúdos esportivos e na junção deles, no sentido de estabelecer um posicionamento crítico e autônomo à estruturação de conteúdos esportivos no campo da Educação Física.por
dc.contributor.advisor1Schmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251797427714461por
dc.contributor.referee1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee2Schmitz, Luiz Alberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1743509969467756por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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