O programa saúde na escola e sua presença nos instrumentos de gestão: um estudo documental
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Data
2022-02-02Autor
Santos, Matielle Beltrame dos
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Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política pública voltada à intersetorialidade da saúde e educação, a qual envolve em ações as equipes de Educação e de Atenção Primária em Saúde, atuando frente ao contexto das vulnerabilidades e fragilidades que os estudantes encontram nos processos de ensino. Objetivo: Revisar o que os instrumentos de Gestão em Saúde apresentam acerca do PSE. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio da análise documental. Os documentos analisados foram o Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde, o Relatório Anual de Gestão, Documentos Orientadores Curriculares e o Plano Municipal de Educação de Santa Maria/RS. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro a dezembro de 2020. Os dados foram organizados segundo tipo de instrumento de gestão, ano e/ou período e citações relacionadas ao PSE. Resultados: Os instrumentos de gestão da área da saúde buscam o aprimoramento e a maior adesão às ações, porém, nos documentos de gestão vinculados à educação, nota-se uma abordagem mais sucinta do PSE. Essas diferentes abordagens remetem a uma desintegração no processo de operacionalização da politica, evidenciando dificuldades na intersetorialidade das ações. Conclusão: O Programa vem passando por um processo de ampliação e consolidação no cenário municipal, porém se faz necessário um olhar para sua manutenção e ampliação para outros aspectos relacionados à saúde que ainda não foram tratados ou pouco tratados até o momento, se adaptando às necessidades locorregionais, ressaltando a importância da intersetorialidade para a manutenção e consolidação da política.
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