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dc.contributor.advisorMota, Lúcius Batista
dc.creatorDiniz, Adriane Gehrcke
dc.date.accessioned2022-10-13T14:29:50Z
dc.date.available2022-10-13T14:29:50Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26464
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present work has as its object of research the Quintet for oboe and string quartet WoO 17 (Quinett für Streichquartett und Oboe), the first work for oboe by the Swiss-Brazilian composer Ernst Widmer (1927-1990). Composed in Switzerland in 1951, it belongs to Widmer’s period of compositional youth and is among the works without an opus number in his collection, being cataloged in 2008 by Willy Brüschweiler as WoO (Werke ohne Opuszhal) (BRÜSCHVEILER, 2008, p. 67). The Quintet WoO 17 is one of the five audiocomplements of a radio series called Frühvollendete, commissioned and premiered by Radio DRS of Switzerland between 1950 and 1951. The Quintet WoO 17 makes reference to the comic play Leonce and Lena of 1836 by German Georg Büchner (1813-1837). Composed of six movements, this chamber work also has in its fifth movement an ad libitum line for voice, in which Widmer introduces the text of the piece's Tanz Lied. This research aims to disseminate, introduce and insert the Quintet WoO 17 into the chamber music repertoire for oboe and strings. For this, an introductory descriptive analysis of the movements will be carried out, observing their structure, compositional elements, influences and interrelationships, and a later work by Widmer that has thematic relationships with the Quintet WoO 17 will be presented, the edited score of the works. It is also expected that this research will contribute to the dissemination of a compositional phase of Ernst Widmer still little explored.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectErnst Widmereng
dc.subjectOboépor
dc.subjectQuintetopor
dc.subjectMúsica de câmarapor
dc.subjectOboeeng
dc.subjectQuinteteng
dc.subjectChamber musiceng
dc.titleQuinteto para oboé e quarteto de cordas WoO 17: introdução a uma obra da juventude de Ernst Widmerpor
dc.title.alternativeQuintet for oboe and string quartet WoO 17: introduction to a work of the youth by Ernst Widmereng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa o Quinteto para oboé e quarteto de cordas oboé WoO 17 (Quinett für Streichquartett und Oboe) primeira obra para oboé do compositor suíço-brasileiro Ernst Widmer (1927-1990). Composto na Suíça em 1951, pertence ao período de juventude composicional de Widmer e encontra-se entre as obras sem número de opus do seu acervo, sendo catalogada em 2008 por Willy Brüschweiler como WoO (Werke ohne Opuszhal) (BRÜSCHVEILER, 2008, p. 67). O Quinteto WoO 17 é um dos cinco áudiocomplementos de uma série radiofônica denominada Frühvollendete, encomendada e estreada pela Rádio DRS da Suíça entre 1950 e 1951. O Quinteto WoO 17 faz referência a peça cômica Leonce e Lena (1836) do escritor alemão Georg Büchner (1813-1837). Composto em seis movimentos, essa obra camerística também possui no seu quinto movimento uma linha ad libitum para voz, na qual Widmer introduz o texto do Tanz Lied da peça. Esta pesquisa tem como objetivo a divulgação, introdução e inserção do Quinteto WoO 17 ao repertório camerístico para oboé e cordas. Para isso, será realizada uma análise descritiva introdutória dos movimentos, observando sua estrutura, elementos composicionais, influências e interrelações, e ainda será apresentada uma obra posterior de Widmer que possui relações temáticas com o Quinteto WoO 17. Será disponibilizada no anexo deste trabalho, a partitura editada das obras. Espera-se também que esta pesquisa corrobore para a divulgação de uma fase composicional de Ernst Widmer ainda pouco explorada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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