Cartografando modos de viver, (re) existir e estudar Terapia Ocupacional
Abstract
O presente estudo teve como proposta investigar de modo cartográfico como os estudantes de Terapia
Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão tecendo seus cotidiano na
instituição de ensino e fora dela, como e quais lugares são potentes para a produção e a expressão de
sua subjetividade, sendo estes afetados pelo modelo da sociedade contemporânea sustentada pelos
bens de consumo onde as tarefas rotineiras dos sujeitos estão cada vez mais mecanizadas. A presente
pesquisa se caracteriza por ser um trabalho de investigação qualitativa, que se produziu a partir do
método cartográfico. Como percurso para a efetivação do trabalho foi realizado um encontro em grupo,
com estudantes diferentes semestres, esse realizado no prédio 26D, onde são ministradas as aulas do
curso estudado. Os encontros foram filmados e registrados em forma de diário de campo, com a
transcrição dos áudios. Os resultados da pesquisa foram analisados observando o diário e as
filmagens, escolhe-se então narrar um pouco desse cotidiano através dos discursos dos alunos
participantes da pesquisa. Estes discursos foram analisados e articulados com referenciais teóricos
que discorrem sobre fazer humano e cotidiano na Terapia Ocupacional.