Habitando Um Corpo Que Dá Conta: Um pensar cartográfico acerca da construção do modo de ser e sua expressão na saúde e no cotidiano dos estudantes universitários
Resumo
Este trabalho teve como objetivo refletir como o ambiente acadêmico e as relações
estabelecidas nele tem impactado na saúde psíquica e emocional da população universitária e
de que forma este fenômeno tem afetado a vida cotidiana desses indivíduos. Para tanto, nos
colocamos a pensar como o fazer estudar tem sido vivido pelos acadêmicos, desenvolvendo
uma análise das linhas de força que compõem o ambiente e as relações estabelecidas entre os
sujeitos na trajetória coletiva de graduação. Para tal, foi realizado levantamento bibliográfico
a respeito de temas como saúde mental na universidade e sofrimento psíquico no ambiente
acadêmico como forma de compreender o contexto geral apresentado pelos pesquisadores do
campo, visto que a visibilidade da temática tem crescido bastante por diversos motivos, sendo
um deles a divulgação de campanhas online que possibilitam a exposição e reflexão sobre
situações estressoras existentes no ambiente acadêmico. Encontrou-se na campanha de
facebook “NÃO É NORMAL” a perspectiva dos acadêmicos sobre o campo problemático,
tornando as páginas de divulgação da campanha um espaço de diálogo apoio feito por
estudantes e para estudantes. Sendo assim foram utilizados relatos anônimos e materiais de
divulgação da campanha como base para a criação de cenas problema que retratam situações
vividas cotidianamente pelo corpo discente, apresentadas nesta pesquisa em forma de
desenho, as quais servem como estratégia visual para compor a discussão. Também foi
levantado conteúdo bibliográfico sobre a relação entre cotidiano e saúde, levando em conta o
objetivo do presente trabalho. Sendo assim, esta pesquisa se apresenta como sendo de cunho
qualitativo, e soma-se às cenas a revisão de material bibliográfico com estratégia para a
construção de uma análise cartográfica das relações entre o ambiente e a saúde dos sujeitos
nele inseridos.