Mostrar el registro sencillo del ítem
Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia
dc.contributor.advisor | Giordan, Estela Maris | |
dc.creator | Pereira, Juliana Montanher | |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T22:32:39Z | |
dc.date.available | 2022-10-17T22:32:39Z | |
dc.date.issued | 2022-10-06 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA J. M. Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia. 2022. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26536 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Defasagens de aprendizagem e de ensinagem | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem e pandemia | por |
dc.title | Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo que busca analisar a defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após a pandemia. Entendemos que o contexto gerado pela pandemia causou impactos no contexto escolar e, por isso, um olhar mais cuidadoso pode auxiliar a compreender melhor essa realidade a fim de poder contribuir para propor alternativas aos problemas encontrados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem apresentadas durante a pandemia no ensino remoto a partir da perspectiva de educadores dos anos iniciais. A pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas a sete professoras da rede pública de educação básica dos municípios de Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Agudo. Todas as professoras entrevistadas vivenciaram o momento da pandemia e pós-pandemia, sendo capazes de contribuir com as questões levantadas na pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir de três temáticas que abrangeram o ensino remoto e a pandemia, as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem e os aspectos pedagógicos. A importância desta pesquisa está em compreender melhor a complexidade da realidade educacional das relações ensino-aprendizagem a fim de poder encontrar alternativas educacionais que sejam capazes de enfrentar os desafios gerados por este contexto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TCC Pedagogia - Noturno [77]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.