Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGiordan, Estela Maris
dc.creatorPereira, Juliana Montanher
dc.date.accessioned2022-10-17T22:32:39Z
dc.date.available2022-10-17T22:32:39Z
dc.date.issued2022-10-06
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationPEREIRA J. M. Defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemia. 2022. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26536
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Pedagogia Noturno, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectDefasagens de aprendizagem e de ensinagempor
dc.subjectEnsino-aprendizagem e pandemiapor
dc.titleDefasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após pandemiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma pesquisa de campo que busca analisar a defasagem, aprendizagem e ensinagem apresentadas durante e após a pandemia. Entendemos que o contexto gerado pela pandemia causou impactos no contexto escolar e, por isso, um olhar mais cuidadoso pode auxiliar a compreender melhor essa realidade a fim de poder contribuir para propor alternativas aos problemas encontrados. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem apresentadas durante a pandemia no ensino remoto a partir da perspectiva de educadores dos anos iniciais. A pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas a sete professoras da rede pública de educação básica dos municípios de Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Agudo. Todas as professoras entrevistadas vivenciaram o momento da pandemia e pós-pandemia, sendo capazes de contribuir com as questões levantadas na pesquisa. A análise dos dados foi realizada a partir de três temáticas que abrangeram o ensino remoto e a pandemia, as dificuldades de aprendizagem e de ensinagem e os aspectos pedagógicos. A importância desta pesquisa está em compreender melhor a complexidade da realidade educacional das relações ensino-aprendizagem a fim de poder encontrar alternativas educacionais que sejam capazes de enfrentar os desafios gerados por este contexto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar el registro sencillo del ítem


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.