dc.contributor.advisor | Klein, Leander Luiz | |
dc.creator | Oliveira, Paula Luana de | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T14:16:00Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T14:16:00Z | |
dc.date.issued | 2022-08-27 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26546 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This article presents an exploratory study aimed at understanding the different conceptions of
vulnerability, the problems that arise from this context in schools, and analyzing possible
interventions that transpose and reach the vulnerable culture. In this work, interviews were
conducted with twenty-eight teachers from the municipalities of Novo Hamburgo and São
Leopoldo, who are or have been associated with schools in vulnerable area. Based on the
responses obtained, the interview analysis technique was applied using the accounts of the daily
life of these teachers in the schools. The results show some possibilities that can be used in
practice in this reality, exploring possible intervention alternatives. It was also noted that there
is no single model to be followed, as this gap affects different instances and contexts of society.
We must keep in mind that as educational professionals we consider these problems as part of
a context, and therefore any educational intervention is an act of possible destabilization - an
act of courage. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Crianças e adolescentes | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Social vulnerability | eng |
dc.subject | Basic education | eng |
dc.subject | Children and teenagers | eng |
dc.subject | Culture | eng |
dc.title | Vulnerabilidade social nas escolas na percepção de professores municipais de Novo Hamburgo e São Leopoldo | por |
dc.title.alternative | Social vulnerability in schools in the perception of municipal teachers of Novo Hamburgo and São Leopoldo | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | O referido artigo apresenta um estudo exploratório que tem como objetivo entender as
diferentes concepções sobre vulnerabilidade, compreendendo os problemas que são
consequência desse contexto em escolas, analisando possíveis intervenções que transponha e
atinja a cultura vulnerável. Na consecução do trabalho, foram realizadas entrevistas com vinte
e oito professores dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo, que têm ou tiveram
vínculo com escolas concentradas em zonas de vulnerabilidade social. Por meio das respostas
obtidas, seguiu-se a técnica de análise das entrevistas que utilizou os relatos da vida cotidiana
desses docentes nas escolas. Os resultados demonstram algumas possibilidades que podem ser
utilizadas na prática nessa realidade, explorando possíveis alternativas de intervenção.
Constatou-se também que não existe um modelo único a ser seguido, já que essa defasagem
envolve diversas instâncias e contextos da sociedade. Precisa-se considerar que enquanto
profissionais da educação, esses problemas fazem parte de um contexto, e por isso, toda
intervenção educativa é um ato de possível desestabilização. Um ato de coragem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |