Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJantsch, Leonardo Bigolin
dc.creatorGama, Dedabrio Marques
dc.date.accessioned2022-10-18T18:18:15Z
dc.date.available2022-10-18T18:18:15Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26554
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractSystemic arterial hypertension is a cardiovascular disease with clinical manifestations of multifactorial origin that constitutes one of the greatest public health problems today. Educational technologies are health education resources that seek to expand users' knowledge and favor changes in life habits. In this perspective, this study aims to Know the educational technologies validated for people with systemic arterial hypertension and their contributions to health management. This is an integrative literature review carried out in March 2022 using the words “Educational Technology and Hypertension” in the Latin American Health Sciences Literature database and “Educational Technology” and “Arterial hypertension” in the SciVerse Scopus and in the Scientific Electronic Library Online Portal, totaling seven studies, with no time frame. The analysis was performed through the analysis of evidence and thematic. The contributions of scientific productions on educational technologies for people with systemic arterial hypertension refer to the learning experiences shared by exchanging information, establishing bonds and sharing doubts for behavioral changes related to the practice of physical exercises, healthy eating, self-care and prevention and/or control of risk factors. The health area produces academic works related to the theme, however, in an incipient way about the validation of educational technologies for people with systemic arterial hypertension.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectHipertensãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectHypertensioneng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.titleTecnologias educacionais validadas para pessoas com hipertensão arterial e contribuições para gestão: revisão de Literaturapor
dc.title.alternativeValidated educational technologies for people with arterial hypertension and contributions to management: literature Revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoA hipertensão arterial sistêmica é uma doença cardiovascular com manifestações clínicas de origem multifatorial que se constitui em um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade. As tecnologias educacionais são recursos de educação em saúde que buscam ampliar os conhecimentos dos usuários e favorecem as mudanças dos hábitos de vida. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo conhecer as tecnologias educacionais validadas para as pessoas com hipertensão arterial sistêmica e suas contribuições para a gestão em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em março de 2022 utilizando-se as palavras “Tecnologia educacional and Hipertensão” na base de dados Literatura LatinoAmericana em Ciências de Saúde e “Educational Technology” and “Arterial hypertension” na SciVerse Scopus e no Portal Scientific Electronic Library Online, totalizando sete estudos, sem contribuições das produções cientificas sobre as tecnologias educacionais para as pessoas com hipertensão arterial sistêmica se referem as experiências de aprendizagem compartilhadas pelas trocas de informações, estabelecimentos de vínculos e compartilhamento de dúvidas para mudanças de comportamento relacionadas a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, autocuidado e prevenção e/ou controle dos fatores de risco. A área da saúde produz trabalhos acadêmicos relacionados a temática, porém, de forma incipiente acerca da validação de tecnologias educacionais para pessoas com hipertensão arterial sistêmica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto