dc.contributor.advisor | Klein, Leander Luiz | |
dc.creator | Santos, Tales Rosch Marques dos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T12:34:35Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T12:34:35Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26557 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The social advances experienced by the Brazilian people in recent decades show
that the role of education as a means of social transformation is the epicenter of the
civic-citizen notion within society. The propagation of active citizenship is essential for
the construction of a more just and balanced society. In that regard, the role of tax
education in the lives of citizens becomes fundamental. In addition to the outdated
view that only involved the payment of taxes to the State, fiscal-citizen education
aims to make the individual aware of the role of taxes and their importance as they
finance goods and the provision of public services (Gangl et al., 2014). This scientific
article proposes a reflection on tax education and its benefits for citizens. The work
proposes a descriptive analysis of the profile of citizens in the city of Lajeado, Rio
Grande do Sul, in relation to their knowledge of tax education and their involvement
in the municipal public budget. The present study sought to observe how the level of
knowledge about taxes and fiscal education have repercussions on the participation
of the citizens of the city of Lajeado on the public budget. As a result, it was observed
that, in general, the population of Lajeado is aware of the importance of the issue of
fiscal education in the context of the citizen's formation of the individual; it is
concluded, given the result of the sample, that the lack of knowledge about the
instruments of active citizenship and social control (notably public hearings, among
others) directly affects the citizen's participation in the promotion of public policies, as
well as the ideal supervision of public resources collected. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação fiscal | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Orçamento | por |
dc.subject | Lajeado - RS | por |
dc.subject | Tax education | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.subject | Budget | eng |
dc.title | Tributação e orçamento público municipal: uma análise da educação fiscal no município de Lajeado - RS | por |
dc.title.alternative | Taxation and municipal public budget: an analysis of fiscal education in the city of Lajeado - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD. | por |
dc.description.resumo | Os avanços sociais vividos pelo povo brasileiro nas últimas décadas dão conta de
que o papel da educação como meio de transformação social é o epicentro da noção
cívico-cidadã no seio da sociedade. A propagação da cidadania ativa é salutar para a
construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Nesse viés, torna-se
fundamental o papel da educação fiscal na vida dos cidadãos. Para além da visão
que envolvia apenas o pagamento de tributos ao Estado, a educação fiscal-cidadã
pretende conscientizar o indivíduo acerca do papel dos tributos e sua importância
uma vez que financiam os bens e a prestação de serviços públicos (Gangl et al.,
2014). Este artigo científico propõe uma reflexão acerca da educação fiscal e seus
benefícios para o cidadão. No trabalho propõe-se uma análise descritiva sobre o
perfil dos cidadãos do município de Lajeado, Rio Grande do Sul, em relação ao seu
conhecimento sobre educação fiscal e seu envolvimento no orçamento público
municipal. O presente estudo procurou observar como o nível de conhecimento
acerca dos tributos e da educação fiscal têm repercussão na participação dos
municípes da cidade de Lajeado sobre o orçamento público. Como resultado
observou-se que, em geral, a população lajeadense tem consciência da importância
do tema educação fiscal no contexto da formação cidadã do indivíduo; conclui-se,
dado o resultado da amostra, que o não conhecimento acerca dos instrumentos de
cidadania ativa e controle social (notadamente audiências públicas dentre outros)
afeta diretamente a participação do cidadão na promoção de políticas públicas, bem
como a ideal fiscalização dos recursos públicos arrecadados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |