Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Leander Luiz
dc.creatorSantos, Tales Rosch Marques dos
dc.date.accessioned2022-10-19T12:34:35Z
dc.date.available2022-10-19T12:34:35Z
dc.date.issued2022-08-29
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26557
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe social advances experienced by the Brazilian people in recent decades show that the role of education as a means of social transformation is the epicenter of the civic-citizen notion within society. The propagation of active citizenship is essential for the construction of a more just and balanced society. In that regard, the role of tax education in the lives of citizens becomes fundamental. In addition to the outdated view that only involved the payment of taxes to the State, fiscal-citizen education aims to make the individual aware of the role of taxes and their importance as they finance goods and the provision of public services (Gangl et al., 2014). This scientific article proposes a reflection on tax education and its benefits for citizens. The work proposes a descriptive analysis of the profile of citizens in the city of Lajeado, Rio Grande do Sul, in relation to their knowledge of tax education and their involvement in the municipal public budget. The present study sought to observe how the level of knowledge about taxes and fiscal education have repercussions on the participation of the citizens of the city of Lajeado on the public budget. As a result, it was observed that, in general, the population of Lajeado is aware of the importance of the issue of fiscal education in the context of the citizen's formation of the individual; it is concluded, given the result of the sample, that the lack of knowledge about the instruments of active citizenship and social control (notably public hearings, among others) directly affects the citizen's participation in the promotion of public policies, as well as the ideal supervision of public resources collected.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação fiscalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectOrçamentopor
dc.subjectLajeado - RSpor
dc.subjectTax educationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectBudgeteng
dc.titleTributação e orçamento público municipal: uma análise da educação fiscal no município de Lajeado - RSpor
dc.title.alternativeTaxation and municipal public budget: an analysis of fiscal education in the city of Lajeado - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaD.por
dc.description.resumoOs avanços sociais vividos pelo povo brasileiro nas últimas décadas dão conta de que o papel da educação como meio de transformação social é o epicentro da noção cívico-cidadã no seio da sociedade. A propagação da cidadania ativa é salutar para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Nesse viés, torna-se fundamental o papel da educação fiscal na vida dos cidadãos. Para além da visão que envolvia apenas o pagamento de tributos ao Estado, a educação fiscal-cidadã pretende conscientizar o indivíduo acerca do papel dos tributos e sua importância uma vez que financiam os bens e a prestação de serviços públicos (Gangl et al., 2014). Este artigo científico propõe uma reflexão acerca da educação fiscal e seus benefícios para o cidadão. No trabalho propõe-se uma análise descritiva sobre o perfil dos cidadãos do município de Lajeado, Rio Grande do Sul, em relação ao seu conhecimento sobre educação fiscal e seu envolvimento no orçamento público municipal. O presente estudo procurou observar como o nível de conhecimento acerca dos tributos e da educação fiscal têm repercussão na participação dos municípes da cidade de Lajeado sobre o orçamento público. Como resultado observou-se que, em geral, a população lajeadense tem consciência da importância do tema educação fiscal no contexto da formação cidadã do indivíduo; conclui-se, dado o resultado da amostra, que o não conhecimento acerca dos instrumentos de cidadania ativa e controle social (notadamente audiências públicas dentre outros) afeta diretamente a participação do cidadão na promoção de políticas públicas, bem como a ideal fiscalização dos recursos públicos arrecadados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto