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dc.contributor.advisorDalla Costa, Marco Antonio
dc.creatorAmado, João Renato Camara
dc.date.accessioned2022-10-21T16:48:25Z
dc.date.available2022-10-21T16:48:25Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationAMADO, J. R. C. Projeto da etapa de driver de led de um sistema de iluminação autônomo fotovoltaico. 2021. 103 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26622
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2020.por
dc.description.abstractAlthough Brazil has na electric generation, transmission and distribution system capable of serving a large part of its área, in many locations there is still no public lighting, as in isolated places and needy communities. The ideal solution to this problem would be to expand the power grid. This, however, becomes impracticable due to the high costs of installing and maintaining these systems. Currently, there are several electronic systems without connection to the electric power grid, also called off-grid operating autonomously. In general, these systems consist of a generation source, a storage unit and a load, and would be a viable way o implementing public lighting in several locations. This work aims to dimension, design and simulate the LED driver mode of na autonomous lighting system with a focus on high performance. The system will consist of a photovoltaic panel, LEDs, a battery and a bidirectional converter, responsible for conditioning the energy between the parts, both in driver mode, in which this work is focused, and in battery charger mode. From the simulations carried out, results consistent with the expected were obteined, proving that it is possible to implement the system. In addition, na efficiency of 98,712% in the open loop system fe by its nominal input voltage. Thus, it is intended that the results of this work will lead in the future to a viable, autonomous, high-performance final product that meets the needs of the locations where it is intended to be installed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistema de iluminação autônomopor
dc.subjectenergia fotovoltaicapor
dc.subjectLED driverpor
dc.subjectStandalone lighting systemeng
dc.subjectphotovoltaic energyeng
dc.subjectLED drivereng
dc.titleProjeto da etapa de driver de led de um sistema de iluminação autônomo fotovoltaicopor
dc.title.alternativeDesign of the led driver of a standalone photovoltaic lighting systemeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoApesar de o Brasil contar com um sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica capaz de atender uma grande parte de sua área, em muitas localidades ainda não há a presença de iluminação pública, como em locais isolados e comunidades carentes. A solução ideal para esse problema seria a expansão da rede elétrica. Isso, no entanto, se torna inviável devido aos altos custos de instalação e manutenção desses sistemas. Atualmente, existem diversos sistemas eletrônicos sem conexão com a rede de energia elétrica, chamados de também pelo termo off-grid, funcionando de maneira autônoma. De maneira geral, esses sistemas são constituídos de uma fonte de geração, uma unidade de armazenamento e uma carga, e seriam uma forma viável de implementação de iluminação pública em diversos locais. Este trabalho tem como objetivo o dimensionamento, projeto e simulação do modo driver de LED um sistema de iluminação autônomo com foco no alto rendimento. O sistema será constituído de um painel fotovoltaico, LEDs, uma bateria e um conversor bidirecional, responsável pelo condicionamento da energia entre as partes, tanto em modo driver, no qual se foca este trabalho, quanto em modo carregador de bateria. A partir das simulações realizadas, foram obtidos resultados condizentes com o esperado, provando ser possível a implementação do sistema. Além disso, foi obtida uma eficiência de 98,712% no sistema em malha aberta alimentado pela sua tensão nominal de entrada. Assim, pretende-se que os resultados deste trabalho levem futuramente a um produto final viável, autônomo, de alto rendimento e que atenda às necessidades dos locais em que se objetiva instalá-lo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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