Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorLoose, Haidi
dc.date.accessioned2017-02-21T15:27:15Z
dc.date.available2017-02-21T15:27:15Z
dc.date.issued2011-07-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2669
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aims to arouse environmental awareness and sensitize students of 4th and 5th year and the school community about the importance of preserving the stream that runs through the area of the Escola Municipal de Ensino Fundamental 21 de Abril, Panambi/RS. We tried to identify the human actions that have occurred in recent five years in relation to the stream; its source and its around ecosystem were studied to know the effects of the occupation of the watershed and by through environmental education strategies that lead students to recognize new forms of action which may preserve him. Those involved in this research were students of 4th and 5th grade aged between 9 and 13. A questionnaire was applied to set up the profile of students diagnosed and the degree of environmental perception of them to stream. The site surveyed the stream and they source, where students observed the impacts of human action about this. For the literature review were used data gathered through books, web sites, cartographic materials, monographs, theses, old records at the school on the subject, and interventions carried out through practical lessons. The results showed that students understand the effects of the occupation on surrounding stream with the human action and were sensitized about the importance of stream preservation resulting in sustainability of the ecosystem life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAção antrópicapor
dc.subjectCórregopor
dc.subjectSensibilizaçãopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titleA ação antrópica ocorrida no corrego da EMEF 21 de abril Panambi/RS analisada por alunospor
dc.title.alternativeThe anthropogenic activity occurring on the stream of EMEF 21 de abril Panambi/RS analyzed by studentseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo despertar a consciência ambiental e sensibilizar alunos do 4° e 5° ano e comunidade escolar quanto à importância da preservação do córrego que percorre a área da Escola Municipal de Ensino Fundamental 21 de Abril em Panambi, RS. Buscaram-se identificar as ações antrópicas ocorridas nos últimos cinco anos em relação ao córrego, sua nascente e o ecossistema do seu entorno; conhecer os efeitos do processo de ocupação da microbacia hidrográfica e propor estratégias de educação ambiental que levem os alunos a reconhecer novas formas de ação que o preservem. Os envolvidos nesta pesquisa foram os alunos de 4º e 5º ano com idades entre 9 e 13 anos. A partir da elaboração e aplicação de um questionário se configurou o perfil dos alunos e diagnosticou-se o grau de percepção ambiental deles em relação ao córrego. O local pesquisado foi o córrego e a nascente, onde os alunos observaram os impactos da ação antrópica em relação ao mesmo. Para a revisão bibliográfica foram utilizados dados levantados através de livros, sites da internet, materiais cartográficos, monografias, teses, registros antigos na escola sobre o tema, e realizadas intervenções através de aulas práticas. Os resultados mostraram que os alunos compreenderam os efeitos do processo de ocupação do entorno do córrego e da ação antrópica bem como ficaram sensibilizados quanto à importância da preservação do córrego o que rende muitos frutos em prol da preservação e continuidade da vida daquele ecossistema e do planeta.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples