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dc.contributor.advisorLehnhart, Eliete dos Reis
dc.creatorSilva, Luís Evandro Timôtheo da
dc.date.accessioned2022-11-01T11:42:11Z
dc.date.available2022-11-01T11:42:11Z
dc.date.issued2022-08-27
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26720
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.descriptionO Polo do curso está de acordo com o que consta registrado na ata de defesa.por
dc.description.abstractIntroduced by the Organic Health Law no. 8.080, of September 19, 1990, the concept of “training of human resources in the health area” had its definition reverberated in 2004, with the publication of the National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS) – strategy of the Unified Health System (SUS) for the training and development of its workers (BRASIL, 2004). Understanding "health education" as a strategic and powerful mechanism for managing organizational performance and an instrument for improving intellectual capital, the present study aims to identify the intersections between the political-pedagogical proposal of the PNEPS and the Management Program by Competencies of the Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), a public foundation governed by private law, with 100% SUS service, located in the municipality of Sapucaia do Sul, in Rio Grande do Sul. This is a study with a qualitative approach, with a descriptive character, structured from the collection of secondary data, with free and public access. It was possible, from the analysis of the documental content, to identify elements and practices associated with the FHGV Competence Management Program, its interrelation with the educational proposal of the PNEPS, the practical consequences of the institution of the Program in the evaluation system for the development of workers and in the internal recruitment processes (Reallocation Bank), in addition to the strategies adopted by the FHGV to implement the permanent and continuing education policy proposed by the Unified Health System.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectGestão em saúdepor
dc.subjectAdministração pública municipalpor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectManagement by competencieseng
dc.subjectPermanent education in healtheng
dc.subjectHealth managementeng
dc.subjectMunicipal public administrationeng
dc.subjectPeople managementeng
dc.titleGestão por competências como estratégia de educação permanente em saúde: a experiência da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoIntroduzido pela Lei Orgânica da Saúde n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, o conceito de “formação de recursos humanos da área da saúde” teve sua definição reverberada, em 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) – estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento de seus trabalhadores (BRASIL, 2004). Entendendo a “educação na saúde” enquanto mecanismo estratégico e potente de gestão da performance organizacional e instrumento de aprimoramento do capital intelectual, o presente estudo se propõe a identificar as intersecções entre a proposta político-pedagógica da PNEPS e o Programa de Gestão por Competências da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), fundação pública de direito privado, com atendimento 100% SUS, localizada no município de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, estruturado a partir da coleta de dados secundários, de acesso livre e público. Foi possível, a partir da análise do conteúdo documental, identificar elementos e práticas associados ao Programa de Gestão por Competências da FHGV, sua inter-relação com a proposta educativa da PNEPS, as conseqüências práticas da instituição do Programa no sistema de avaliação de desenvolvimento dos trabalhadores e nos processos de recrutamento interno (Banco de Realocação), além das estratégias adotadas pela FHGV para instrumentalização da política de educação permanente e continuada proposta pelo Sistema Único de Saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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