Processo de compostagem doméstica como instrumento de educação ambiental para a terceira idade
Abstract
Devido ao consumo exacerbado, a geração de resíduos orgânicos
alimentares presentes no lixo domiciliar aumenta, fazendo com que sua coleta e
disposição final sejam um problema de difícil solução, com consequentes riscos
de poluição do solo e das águas e implicações na qualidade de vida da
população. Como alternativa para minimização deste problema, destaca-se o
processo de compostagem em pequena escala, que possibilita destino adequado
para o material descartado, atuando na fonte geradora, as residências,
contribuindo para a redução do volume original de resíduos, sem necessidade de
transporte, além de evitar a degradação ambiental e permitir a obtenção de
fertilizantes. Assim, a compostagem também atua como uma importante
ferramenta de educação ambiental à medida que o próprio gerador acompanha as
fases de produção e seus resultados e por isso tem grande potencial de
disseminação junto à população. Este trabalho corresponde a um projeto de
Educação Ambiental realizado com um grupo de terceira idade na cidade de
Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, desenvolvido com intuito de envolver esta
comunidade nas questões ambientais, principalmente na problemática que
envolve a inadequada disposição de resíduos. O trabalho de compostagem foi
apresentado ao grupo, como alternativa que possibilita o tratamento dos resíduos
sólidos orgânicos alimentares gerados nas residências de cada indivíduo e pelo
grupo durante suas reuniões-almoço. Foi possível intensificar a prática de
compostagem, com envolvimento dos participantes, proporcionando um trabalho
ambiental em conjunto e tendo como consequência o tratamento do resíduo
sólido, desvio destes do aterro controlado, além da conscientização ambiental. O
tratamento resultou em um produto utilizado como adubo orgânico nas próprias
residências. A compostagem mostrou-se uma ferramenta eficaz na difusão da
Educação Ambiental para grupos de terceira idade, verificada pela receptividade
das orientações já que a maior parte do grupo já praticava desde muito antes de
se falar em Educação Ambiental a separação do lixo e a compostagem
doméstica.
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- Educação Ambiental [191]