Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasin, Marcia
dc.creatorSchopf, Andrei Matiazi
dc.date.accessioned2022-11-16T18:08:10Z
dc.date.available2022-11-16T18:08:10Z
dc.date.issued2020-10-04
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationSCHOPF, A.M. VENN - UMA PLATAFORMA DE TRANSPORTE COLETIVO POR DEMANDA: IMPLEMENTAÇÃO DO APLICATIVO PARA O USUÁRIO. 2020. 48[7] p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26885
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2020.por
dc.description.abstractAccording to the IBGE-Brazil survey, the number of application drivers, taxi drivers, bus drivers and bus changers increased by 29.2 % in 2018 and reached 3.6 million. This indicates that the number of people operating in these positions has 810 thousand compared to 2017. The increasing in these numbers also shows the increasing in the number of vehicles in circulation. The excess of vehicles circulating on the streets causes delays, traffic jams and increases pollution. Measures are needed to improve urban mobility and people’s quality of life. With the focus on improving mobilily, this project proposes the development of a shared urban public transport system, called Venn. Venn’s service is offered by vans that take dynamic routes. Users request thei journeys through a mobile application, informing stating time, origin and destination, and the Venn system calculates routes based on available vehicles. In contrast to the service offered by private vehicles, the use of vans on Venn increases the capacity of the number of people that can be transported by vehicles. In the scope of this work, the focus is on the development of the mobile application for Venn users, which is validated by prototyping. Thus, the Venn system, when fully implemented, can help reduce the need to keep countless vehicles running without passengers, working with inefficient schedules and stops. As expected results, we seek to collaborate in reducing the number of vehicles on the road as well as to contribute to reduce traffic jams.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransporte Coletivopor
dc.subjectTransporte Coletivopor
dc.subjectTransporte Coletivopor
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.titleVenn - uma plataforma de transporte coletivo por demanda: implementação do aplicativo para o usuário.por
dc.title.alternativeVenn: a collective transport platform on demandeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoDe acordo com a pesquisa do IBGE, a quantidade de motoristas de aplicativo, taxistas e motoristas e trocadores de ônibus, aumentou 29,2% em 2018 e chegou a 3,6 milhões. Isso indica que a quantidade de pessoas que operam nessas posições conta com 810 mil pessoas a mais em relação a 2017. O aumento destes números evidencia também o aumento da quantidade de veículos em circulação. O excesso de veículos circulando nas ruas causa atrasos, engarrafamentos e aumenta a poluição. Medidas são necessárias para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas. Com o objetivo de colaborar na melhoria de mobilidade urbana, este projeto propõe o desenvolvimento um sistema de transporte coletivo urbano compartilhado, denominado Venn. O serviço do Venn é oferecido por vans que percorrem rotas dinâmicas. Os usuários solicitam a jornada pelo aplicativo móvel, informando horário, origem e destino, e o sistema calcula as rotas com base nos veículos disponíveis. Em contraste com o serviço oferecido por veículos particulares, o uso de vans no Venn aumenta a capacidade da quantidade de pessoas que podem ser transportadas por veículos. No escopo deste trabalho, o enfoque é dado no desenvolvimento do aplicativo móvel para os usuários Venn, que é validado por prototipação. O sistema, quando estiver totalmente implantado, poderá colaborar na redução da necessidade de manter inúmeros veículos rodando sem passageiros, trabalhando com horários e paradas ineficientes. Como resultados esperados, busca-se colaborar na redução da quantidade de veículos em circulação nas vias e, consequentemente, impactar na redução de engarrafamentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto