Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalmaso, Alice Copetti
dc.creatorMüller, Andressa Coelho
dc.date.accessioned2022-11-16T18:51:26Z
dc.date.available2022-11-16T18:51:26Z
dc.date.issued2021-08-20
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26927
dc.description.abstractAl concibir la educación como una práctica que extrapola la institución escolar, este Trabajo de Conclusión del Curso tiene como objetivo principal comprender las nociones de educación que circulan en las instituciones en acogimiento de chicos y adolescentes. Inicialmente, son hechas problematizaciones a partir de la película El Contador de Historias, que habla de la vivencia de un niño en una institución socioeducativa, analizando los estigmas para definir a los jóvenes y las promesas para capturar famílias necesitadas. En seguida, son tensionadas las nociones conceptuales de la investigación desde autores como Foucault (2014), Corrêa (2016; 2014), Delygni (2018), Schérer (2009), Zucchetti et. al (2010), identificando y problematizando los procesos disciplinares a los cuales niños y adolescentes son sometidos en instituciones como escuelas, cárceres y hospitales. Sustentada la interlocución con esos autores, se analiza el Proyecto Político Pedagógico de un abrigo institucional ubicado en una municipalidad del interior del Rio Grande del Sur. Ese análisis nos permite identificar distintos procesos desarrollados en la institución que terminan por se oponer a la idea de acogida y reflejan su intencionalidad de homogeneización y control de los sujetos, con prácticas y nociones volcadas para su inserción en el mercado de trabajo. Por fin, trámase, al final de la escrita del trabajo, movilizaciones de pensamiento, buscando crear posibilidades de relaciones con los niños y jóvenes inadaptables (DELIGNY, 2018), potencializando encuentros através de la escucha, del afecto y del cuidado.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectProcessos disciplinarespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleEntre o acolhimento e a disciplina: um olhar para as instituições de reeducação de crianças e jovenspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoAo conceber a educação como uma prática que extrapola a instituição escolar, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal compreender as noções de educação que circulam nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. Inicialmente, são feitas problematizações a partir do filme O contador de histórias, que narra as vivências de um menino em uma instituição socioeducativa, analisando os estigmas usados para definir os jovens e as promessas para capturar famílias carentes. Em seguida, são tensionadas as noções conceituais de pesquisa, a partir de autores como Foucault (2014), Corrêa (2006; 2014), Deligny (2018), Schérer (2009), Zucchetti et. al (2010), identificando e problematizando os processos disciplinares aos quais crianças e adolescentes são submetidos em instituições como escolas, prisões e hospitais. Sustentada na interlocução com esses autores, é analisado o Projeto Político Pedagógico de um abrigo institucional localizado em um município do interior do Rio Grande do Sul. Essa análise permite identificar diversos processos desenvolvidos na instituição que acabam por se opor à ideia de acolhimento e refletem sua intencionalidade de homogeneização e controle dos sujeitos, com práticas e noções voltadas para sua inserção no mercado de trabalho. Por fim, tramam-se, ao final da escrita do trabalho, mobilizações de pensamento, procurando criar possibilidades de relações com as crianças e jovens inadaptáveis (DELIGNY, 2018), potencializando encontros através da escuta, do afeto e do cuidado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto