Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorRutsatz, Luiza Marciéli Puntel
dc.date.accessioned2022-11-16T18:53:40Z
dc.date.available2022-11-16T18:53:40Z
dc.date.issued2021-06-15
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26932
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectinfânciapor
dc.subjectturno integralpor
dc.subjectinteração socialpor
dc.subjectresolução de conflitospor
dc.titleEstado do conhecimento acerca da interação social e resolução de conflitos na infância em escola de turno integralpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se constitui como um trabalho de conclusão de curso, para obtenção do título de licenciada em Pedagogia Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do estudo do conhecimento a respeito da interação social e resoluçãode conflitos na infância, em escola de turno integral, o projeto objetivou analisar as produções científicas referentes à temática, a fim de responder à problemática: quais são as produções científicas sobre a interação social e resolução de conflitos na infância, em escola de turno integral, no Brasil?, cujos objetivos específicos são: realizar um estudo do conhecimento nos periódicos da BDTD sobre a interação social e resolução de conflitos na infância; pesquisar, analisar e refletir sobre as produções acadêmicas mais relevantes da BDTD, a partir dos descritores do tema em estudo. A plataforma de pesquisa utilizada foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT, com os descritores: Interação social; Turno Integral; e Resolução de Conflitos na infância. O período foi delimitado para os últimos cinco anos (de 2014 até 2019). Como resultado, encontrou-se um total de 10 pesquisas,as quais se adequaram à temática estudada e foram analisadas quanti e qualitativamente. A fundamentação teórica está atrelada aos preceitos da psicologia de Vygotsky (1991), que considera o indivíduo como sujeito interativo; Corsaro (2011) com relação à cultura de pares; e Paulo Freire (1967), com o conceito de relações dialéticas. Com isso, conclui-se, que a política brasileira educacional precisa investir na formação de professores e gestores, buscar melhor atender às necessidades das crianças, oportunizar as interações e ter um olhar atento às resoluções de conflitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto