dc.contributor.advisor | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.creator | Rutsatz, Luiza Marciéli Puntel | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:53:40Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:53:40Z | |
dc.date.issued | 2021-06-15 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26932 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | infância | por |
dc.subject | turno integral | por |
dc.subject | interação social | por |
dc.subject | resolução de conflitos | por |
dc.title | Estado do conhecimento acerca da interação social e resolução de conflitos na infância em escola de turno integral | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se constitui como um trabalho de conclusão de curso, para obtenção
do título de licenciada em Pedagogia Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria.
A partir do estudo do conhecimento a respeito da interação social e resoluçãode
conflitos na infância, em escola de turno integral, o projeto objetivou analisar as
produções científicas referentes à temática, a fim de responder à problemática: quais
são as produções científicas sobre a interação social e resolução de conflitos na
infância, em escola de turno integral, no Brasil?, cujos objetivos específicos são:
realizar um estudo do conhecimento nos periódicos da BDTD sobre a interação social
e resolução de conflitos na infância; pesquisar, analisar e refletir sobre as produções
acadêmicas mais relevantes da BDTD, a partir dos descritores do tema em estudo. A
plataforma de pesquisa utilizada foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
(BDTD) do IBICT, com os descritores: Interação social; Turno Integral; e Resolução
de Conflitos na infância. O período foi delimitado para os últimos cinco anos (de 2014
até 2019). Como resultado, encontrou-se um total de 10 pesquisas,as quais se
adequaram à temática estudada e foram analisadas quanti e qualitativamente. A
fundamentação teórica está atrelada aos preceitos da psicologia de Vygotsky (1991),
que considera o indivíduo como sujeito interativo; Corsaro (2011) com relação à
cultura de pares; e Paulo Freire (1967), com o conceito de relações dialéticas. Com
isso, conclui-se, que a política brasileira educacional precisa investir na formação de
professores e gestores, buscar melhor atender às necessidades das crianças,
oportunizar as interações e ter um olhar atento às resoluções de conflitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |