dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Machado, Flavia de Miranda | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:59:44Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:59:44Z | |
dc.date.issued | 2022-03-28 | |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26941 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Ensino Remoto. | por |
dc.title | O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas
pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos
Educacionais Especializados, realizados na sala de recursos multifuncionais pelo professor de
Educação Especial que atende um número significativo de alunos com deficiência intelectual,
passaram a ser realizados de maneira remota, por meio de recursos digitais e materiais
impressos. Assim, objetiva-se identificar de que maneira o (a) professor (a) de Educação
Especial, em uma escola da rede municipal de Santa Maria, vem atuando no processo de
atendimento por meio do ensino remoto para alunos com deficiência intelectual. O método de
pesquisa constitui-se em um estudo de caso, com a finalidade de levantar dados da realidade
vivenciada por uma professora de Educação Especial que atua em uma escola do município de
Santa Maria (RS). Como resultados, encontrou-se que: a professora de AEE vivenciou um
grande aprendizado; que algumas desvantagens foram demandas administrativas em excesso e
o atendimento que não se limitava ao horário escolar comum; que as famílias se tornaram
membros ainda mais fundamentais para a aprendizagem. Destaca-se que é preciso avançar na
pesquisa sobre ensino remoto e educação à distância (mediada ou não por tecnologias) para
alunos com DI, para que possamos entregar uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |