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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorMachado, Flavia de Miranda
dc.date.accessioned2022-11-16T18:59:44Z
dc.date.available2022-11-16T18:59:44Z
dc.date.issued2022-03-28
dc.date.submitted2022-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26941
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Ensino Remoto.por
dc.titleO ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala de recursos multifuncionais pelo professor de Educação Especial que atende um número significativo de alunos com deficiência intelectual, passaram a ser realizados de maneira remota, por meio de recursos digitais e materiais impressos. Assim, objetiva-se identificar de que maneira o (a) professor (a) de Educação Especial, em uma escola da rede municipal de Santa Maria, vem atuando no processo de atendimento por meio do ensino remoto para alunos com deficiência intelectual. O método de pesquisa constitui-se em um estudo de caso, com a finalidade de levantar dados da realidade vivenciada por uma professora de Educação Especial que atua em uma escola do município de Santa Maria (RS). Como resultados, encontrou-se que: a professora de AEE vivenciou um grande aprendizado; que algumas desvantagens foram demandas administrativas em excesso e o atendimento que não se limitava ao horário escolar comum; que as famílias se tornaram membros ainda mais fundamentais para a aprendizagem. Destaca-se que é preciso avançar na pesquisa sobre ensino remoto e educação à distância (mediada ou não por tecnologias) para alunos com DI, para que possamos entregar uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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