O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
Resumo
Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as
contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a
fim de promover a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI) matriculados no Ensino
Fundamental em atividades propostas por meio do Ensino Híbrido. No ano de 2020, com o advento
da pandemia do Corona vírus, e os protocolos de biossegurança, se fez necessário a implementação
do chamado distanciamento social. Desta forma as escolas públicas e privadas de nosso País,
passaram a articular modelos de Ensino Remoto e Ensino Híbrido, e os professores a buscar
desenvolver práticas que fossem efetivas e abrangessem todas estas formas de atuação, sendo o
Ensino Colaborativo uma destas práticas de articulação, desenvolvida em conjunto com
professores de Educação Especial e professores regentes de turma, para buscar arranjos de ensino,
que tornassem o processo de ensino-aprendizagem mais assertivo. Assim, o Ensino Híbrido no
nosso país, nos diferentes estados, está em constante transformação e reformulação, até que seja
possível um nível que alcance a todes os estudantes, independentemente de recursos financeiros,
materiais, sociais e ambientais, ainda há um longo caminho para se construir, mas os professores
na atual conjuntura, tem unindo forças e tarefas, desta maneira, colocando em prática o Ensino
Colaborativo dentro do sistema de Ensino Híbrido para captar recursos e formular estratégias de
ensino-aprendizagem que tornem o processo de distanciamento social menos prejudicial para os
estudantes. A pesquisa contou com a participação de duas professoras da classe comum regular e
duas professoras de Educação Especial, lotadas no quadro efetivo do município de Santa Maria-
RS. As participantes receberam códigos de identificação, respondendo a um questionário de forma
online, dividido por eixos temáticos. Os resultados que se apresentam em relação ao Ensino
Colaborativo dentro do modelo Híbrido, mostra que foi possível desenvolver práticas mais
inclusivas, trazer os professores da classe comum para a discussão e o diálogo sobre as
potencialidades dos estudantes com DI, no contexto Híbrido. Por fim, as interlocuções com as
professoras participantes são satisfatórias no sentido de suscitar aos leitores como a prática
colaborativa pode beneficiar a todes neste processo.
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