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dc.contributor.advisorNegrini, Tatiane
dc.creatorBrum, Francine Figueiredo
dc.date.accessioned2022-11-17T12:56:19Z
dc.date.available2022-11-17T12:56:19Z
dc.date.issued2021-09-10
dc.date.submitted2021-09-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26961
dc.description.abstractThis research project is justified due to the sudden change in the school context of 2020, due to the pandemic, and aimed to analyze the perception of students with high skills/giftedness about the impact of the pandemic on their learning processes. The research had a qualitative, exploratory approach and was characterized as a case study. Six students already identified with AH/SD, from fundamental and middle schools, from a public school in the state of Paraná participated in the research. The choice of the school occurred after the participation of the teacher of the AH/SD room and the students, in the discipline "Specific topics of deepening directed to area I". Data were collected through interviews conducted on the Google Meet platform; being guided by a semi-structured script and, later, the literal transcriptions of the records were performed. Thus, it is concluded that at the beginning of the pandemic, most students faced organizational difficulties. However, they engaged in seeking ways to solve these problems and, at that time learning was directly linked to individual commitment, they became protagonists of their own learning process. They were not discouraged by external factors such as the lack of public policies to help students from families in social vulnerability, to acquire equipment and internet plans, fundamental for the continuity of studies at that time. Finally, it is believed to be important to study a later study, so that it is evaluated how this period of remote teaching may have affected these students in medium and long term.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Distanciamento Social. Aprendizagem. Atendimento Educacional Especializado.por
dc.titleProcessos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoO presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre o impacto da pandemia em seus processos de aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e se caracterizou como estudo de caso. Participaram da pesquisa seis alunos já identificados com AH/SD, dos ensinos fundamentais e médios, de uma escola pública do estado do Paraná. A escolha da escola deu-se após a participação da professora da sala de AH/SD e dos estudantes, na disciplina “Tópicos específicos de aprofundamento dirigido à área I”. A coleta de dados se deu por entrevistas, realizadas na plataforma Google Meet; foram guiadas por um roteiro semiestruturado e, posteriormente, realizadas as transcrições literais dos registros. Dessa forma, conclui-se que, no início da pandemia, a maioria dos alunos enfrentou dificuldades organizacionais. Porém, se engajaram em buscar formas de resolução para esses problemas e, sendo que nesse momento a aprendizagem estava diretamente ligada ao comprometimento individual, tornaram-se protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Não se deixaram desanimar por fatores externos, como a falta de políticas públicas para auxiliar aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, a adquirir equipamentos e planos de internet, fundamentais para a continuidade dos estudos nesse momento. Por fim, acredita-se ser importante um estudo posterior, para que seja avaliado como esse período de ensino remoto pode ter afetado esses estudantes a médio e longo prazos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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