dc.contributor.advisor | Nüske, Glaubert Gleizes Faber | |
dc.creator | Silva, Ademar do Nascimento da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T16:29:01Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T16:29:01Z | |
dc.date.issued | 2021-09-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26978 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This monograph integrates research on musical performance of Specialization
Course in Music: the 20th and 21st Centuries Music - Performance and Pedagogy at
the Universidade Federal de Santa Maria (Federal University of Santa Maria), which
addresses the process of musical interpretation with a view to interpretive suggestion
arising from analyzes in structure of two works by professor, conductor and
composer Frederico Richter: Sonata in C major for bassoon and piano and Sonata in
F major for bassoon and piano, according to the methodologies related to artistic
research, necessary in the practical edition of these works. Different authors were
approached during this work, supporting the considerations, they stand out: Cano
(2014), referring to artistic research in music; Figueiredo (2004), explaining the types
of editing, in which practical editing is highlighted; Castagna (2008) talking about zeal
when using practical practice; Lester (1989) and Corrêa A. (2004) that discuss a
musical structure of the 20th and 21st century; Batista (2010), Foletto (2008) and
Peres e Pádua (2019) with the biography and compositional approaches of Frederico
Richter. This research is relevant for contributing to the realization of studies and
analyzes regarding musical interpretation which integrates a new editing proposal
about original score. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Frederico Richter | por |
dc.subject | Fagote | por |
dc.subject | Edição prática | por |
dc.subject | Pesquisa artística em música | por |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.subject | Bassoon | eng |
dc.subject | Artistic research in music | eng |
dc.subject | Musical interpretation | eng |
dc.subject | Practice edition | eng |
dc.title | Sonatas em Dó maior e Fá maior para fagote e piano de Frederico Richter: o processo de construção da performance e uma proposta de edição prática | por |
dc.title.alternative | Sonatas in C major and F major for bassoon and piano by Frederico Rchter: the performance construction process and a proposal for practical editing | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | A presente monografia integra a pesquisa sobre performance musical do Curso de
Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e
Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, o qual aborda o processo de
interpretação musical com vistas a sugestão interpretativa decorrente de análises na
estrutura de duas obras do professor, maestro e compositor Frederico Richter:
Sonata em Dó Maior para fagote e piano e Sonata em Fá Maior para fagote e piano,
de acordo com metodologias referente a pesquisa artística, resultando na edição
prática das referidas obras. Autores distintos foram abordados no decorrer deste
trabalho alicerçando as considerações apresentadas, destacam-se: CANO (2014),
referente à pesquisa artística em música; FIGUEIREDO (2004), explanando os tipos
de edição, a qual a edição prática é ressaltada; CASTAGNA (2008) discorrendo
sobre o zelo quando do uso da edição prática; LESTER (1989) e CORRÊA A. (2004)
que discorrem sobre a estrutura musical do século XX e XXI e BATISTA (2010),
FOLETTO (2008) e PERES e PÁDUA (2019) com a biografia e abordagens
composicionais de Frederico Richter. Esta pesquisa evidencia-se relevante por
contribuir com a realização de estudos e análises referente a interpretação musical a
qual entrega nova proposta de edição sobre partitura original. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |