dc.creator | Christmann, Letícia | |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T11:25:41Z | |
dc.date.available | 2022-11-22T11:25:41Z | |
dc.date.issued | 2022-09-29 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27034 | |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the influence of corporate culture on budget use styles and
organizational performance in companies operating in Brazil. The literature in the area has
focused on seeking the relationship between corporate culture and the adoption/implementation
of management control tools. However, culture provides circumstances that support the use of
management control systems, which consequently influence performance. The research took
place through a survey, with a quantitative and descriptive approach. The research population
is Brazilian companies with operations in Brazil, which use the budget. The sample was defined
with the help of the LinkedIn® tool, looking for individuals who occupy controllership
positions and related positions in companies with operations in Brazil, obtaining 224 responses.
The results show that the results-oriented cultural dimension positively influences the
diagnostic use of the budget and is indirectly positively associated with organizational
performance. In view of this, it is inferred that the companies analyzed with values, beliefs and
norms predominantly oriented towards results and that use the budget as a management control
with a diagnostic function, have superior organizational performance. And, companies that
emphasize results-oriented or innovation-oriented cultural values, but use budgeting in an
interactive format, have lower organizational performance. The evidence found reinforces the
importance of aligning cultural values and styles of budget use, aiming at organizational
performance. Different cultural dimensions are related to superior organizational performance,
however, budget use styles must be analyzed. The results-oriented cultural dimension can be
related to the diagnostic and/or interactive use style, and the innovation-oriented cultural
dimension is related only to the interactive use of the budget. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura corporativa | por |
dc.subject | Desempenho organizacional | por |
dc.subject | Estilos de uso do orçamento | por |
dc.subject | Corporate culture | eng |
dc.subject | Organizational performance | eng |
dc.subject | Budget usage styles | eng |
dc.title | Influência da cultura corporativa nos estilos de uso do orçamento e no desempenho organizacional | por |
dc.title.alternative | Influence of corporate culture on budget use styles and organizational performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva analisar a influência da cultura corporativa nos estilos de usos do
orçamento e no desempenho organizacional em empresas que atuam no Brasil. A literatura da
área tem focado em buscar a relação da cultura corporativa e adoção/implementação de
ferramentas de controle de gestão. No entanto, a cultura oferece circunstâncias que apoiam o
uso dos sistemas de controle gerencial, que consequentemente exercem influência no
desempenho. A pesquisa ocorreu por meio de um levantamento, com abordagem quantitativa e
descritiva. A amostra é composta por empresas com operações no Brasil, que utilizem o
orçamento, definida com o auxílio da ferramenta LinkedIn®, buscando indivíduos que ocupam
cargos de controller e cargos relacionados em empresas com operações no Brasil, com obtenção
de 224 respostas. Os resultados apresentam que a dimensão cultural voltada para resultados
influencia positivamente o uso diagnóstico do orçamento e indiretamente está associada ao
desempenho organizacional. Diante disso, infere-se que as empresas analisadas com valores,
crenças e normas predominantemente orientados para resultados e que utilizam o orçamento
como controle de gestão com função diagnóstica, têm desempenho organizacional superior. E,
empresas que enfatizam valores culturais orientados para resultados ou orientados para
inovação, mas utilizam o orçamento no formato interativo, tem desempenho organizacional
inferior. As evidências encontradas reforçam a importância do alinhamento entre os valores
culturais e os estilos de uso do orçamento, visando o desempenho organizacional. As diferentes
dimensões culturais relacionam-se com o desempenho organizacional superior, porém, os
estilos de uso do orçamento devem ser analisados, pois impactam-no de forma diferente. Sendo
que, a dimensão cultural orientada a resultados pode se relacionar com o estilo de uso
diagnóstico e/ou interativo, e a dimensão cultural orientada para inovação relaciona-se somente
com o uso interativo do orçamento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marquezan, Luiz Henrique Figueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3316086791689630 | por |
dc.contributor.referee1 | Zonatto, Vinícius Costa da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Diehl, Carlos Alberto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0401036970273736 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Controladoria, Governança e Sustentabilidade | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |