Mostrar registro simples

dc.creatorChristmann, Letícia
dc.date.accessioned2022-11-22T11:25:41Z
dc.date.available2022-11-22T11:25:41Z
dc.date.issued2022-09-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27034
dc.description.abstractThis research aims to analyze the influence of corporate culture on budget use styles and organizational performance in companies operating in Brazil. The literature in the area has focused on seeking the relationship between corporate culture and the adoption/implementation of management control tools. However, culture provides circumstances that support the use of management control systems, which consequently influence performance. The research took place through a survey, with a quantitative and descriptive approach. The research population is Brazilian companies with operations in Brazil, which use the budget. The sample was defined with the help of the LinkedIn® tool, looking for individuals who occupy controllership positions and related positions in companies with operations in Brazil, obtaining 224 responses. The results show that the results-oriented cultural dimension positively influences the diagnostic use of the budget and is indirectly positively associated with organizational performance. In view of this, it is inferred that the companies analyzed with values, beliefs and norms predominantly oriented towards results and that use the budget as a management control with a diagnostic function, have superior organizational performance. And, companies that emphasize results-oriented or innovation-oriented cultural values, but use budgeting in an interactive format, have lower organizational performance. The evidence found reinforces the importance of aligning cultural values and styles of budget use, aiming at organizational performance. Different cultural dimensions are related to superior organizational performance, however, budget use styles must be analyzed. The results-oriented cultural dimension can be related to the diagnostic and/or interactive use style, and the innovation-oriented cultural dimension is related only to the interactive use of the budget.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura corporativapor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectEstilos de uso do orçamentopor
dc.subjectCorporate cultureeng
dc.subjectOrganizational performanceeng
dc.subjectBudget usage styleseng
dc.titleInfluência da cultura corporativa nos estilos de uso do orçamento e no desempenho organizacionalpor
dc.title.alternativeInfluence of corporate culture on budget use styles and organizational performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar a influência da cultura corporativa nos estilos de usos do orçamento e no desempenho organizacional em empresas que atuam no Brasil. A literatura da área tem focado em buscar a relação da cultura corporativa e adoção/implementação de ferramentas de controle de gestão. No entanto, a cultura oferece circunstâncias que apoiam o uso dos sistemas de controle gerencial, que consequentemente exercem influência no desempenho. A pesquisa ocorreu por meio de um levantamento, com abordagem quantitativa e descritiva. A amostra é composta por empresas com operações no Brasil, que utilizem o orçamento, definida com o auxílio da ferramenta LinkedIn®, buscando indivíduos que ocupam cargos de controller e cargos relacionados em empresas com operações no Brasil, com obtenção de 224 respostas. Os resultados apresentam que a dimensão cultural voltada para resultados influencia positivamente o uso diagnóstico do orçamento e indiretamente está associada ao desempenho organizacional. Diante disso, infere-se que as empresas analisadas com valores, crenças e normas predominantemente orientados para resultados e que utilizam o orçamento como controle de gestão com função diagnóstica, têm desempenho organizacional superior. E, empresas que enfatizam valores culturais orientados para resultados ou orientados para inovação, mas utilizam o orçamento no formato interativo, tem desempenho organizacional inferior. As evidências encontradas reforçam a importância do alinhamento entre os valores culturais e os estilos de uso do orçamento, visando o desempenho organizacional. As diferentes dimensões culturais relacionam-se com o desempenho organizacional superior, porém, os estilos de uso do orçamento devem ser analisados, pois impactam-no de forma diferente. Sendo que, a dimensão cultural orientada a resultados pode se relacionar com o estilo de uso diagnóstico e/ou interativo, e a dimensão cultural orientada para inovação relaciona-se somente com o uso interativo do orçamento.por
dc.contributor.advisor1Marquezan, Luiz Henrique Figueira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316086791689630por
dc.contributor.referee1Zonatto, Vinícius Costa da Silva
dc.contributor.referee2Diehl, Carlos Alberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0401036970273736por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentControladoria, Governança e Sustentabilidadepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International