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dc.creatorLourega, Luciana Vescia
dc.date.accessioned2022-11-29T18:10:24Z
dc.date.available2022-11-29T18:10:24Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27142
dc.description.abstractThis work was carried out within the scope of the Educational Design Research (EDR) methodology, which seeks to provide solutions to problems experienced in teaching practice. The present research aims to create, develop, implement and evaluate a teaching methodology based on a set of didactic activities (DAs) focused on providing study rhythm and qualified feedback to students of the introductory programming discipline in the technical course in informatics, integrated to secondary education at the educational Federal Institution. The DAs were developed to carry out a continuous monitoring of student performance, so that the high rate of evasion and failure are reduced. During this methodological process, the teacher is able to identify the gaps presented by the students and resume the content individually and/or in groups, not letting doubts accumulate and become obstacles to learning. Feedback to students was carried out through a feedback of learning, taking into account reading comprehension, abstraction, logical reasoning and mathematical notions, aspects that represent the four essential pillars to be evaluated in the teaching of Programming I. The results obtained indicate that the DAs promote greater student participation, understanding that their realization is important so that the difficulties encountered can be remedied at the moment that they are identified, without an accumulation of doubts which can generate disinterest and abandonment of discipline. It was also possible to conclude that when comparing the methods in the respective evaluations analyzed, the students showed a better performance, mainly due to the teacher's feedback and the number of proposed evaluations, noting a significant increase in the number of approved students and a marked reduction in the number of recovering students. Thus, students were encouraged to participate more and more in the proposed activities, creating a rhythm, focusing their studies on the difficulties encountered and presenting a better evolution in their knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAlgoritmopor
dc.subjectRitmo de estudopor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectFeedback qualificadopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAlgorithmeng
dc.subjectStudy rhythmeng
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.subjectQualified feedbackeng
dc.titleConjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programaçãopor
dc.title.alternativeStructured set of teaching activities for introductory programmingeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, implementar e avaliar uma metodologia de ensino baseada em um conjunto de atividades didáticas (ADS) focadas em fornecer ritmo de estudo e feedback qualificado aos alunos da disciplina introdutória de programação no curso técnico em informática integrado ao ensino médio de uma Instituição Federal de ensino. As ADS foram desenvolvidas para realizar um acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos, a fim de que o alto índice de evasão e reprovação sejam reduzidos. Durante esse processo metodológico, o professor consegue identificar as lacunas apresentadas pelos alunos e retomar o conteúdo individualmente e/ou em grupo, não deixando que as dúvidas se acumulem e se tornem obstáculos para o aprendizado. O retorno aos alunos foi realizado por meio de uma devolutiva do aprendizado, levando em consideração a compreensão leitora, a abstração, o raciocínio lógico e as noções matemáticas, aspectos que representam os quatro pilares essenciais a serem avaliados no ensino da referida disciplina. Os resultados obtidos indicam que as ADS promovem uma maior participação dos alunos, entendendo que sua realização é importante para que as dificuldades encontradas possam ser sanadas no momento em que forem sendo identificadas, não havendo um acúmulo de dúvidas, o que pode gerar desinteresse e abandono da disciplina. Também foi possível concluir que, ao comparar os métodos nas respectivas avaliações analisadas, os alunos apresentaram um melhor rendimento, principalmente devido ao feedback do professor e ao número de avaliações propostas, constatando-se um aumento significativo no número de alunos aprovados e uma acentuada redução no número daqueles em recuperação. Sendo assim, os alunos foram estimulados a participar das atividades propostas, criando um ritmo, concentrando seus esforços nas dificuldades encontradas e apresentando uma evolução em seus conhecimentos.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee2Pastorio, Dioni Paulo
dc.contributor.referee3Librelloto, Giovani Rubert
dc.contributor.referee4Martins, Márcio Marques
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452220102757758por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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