dc.creator | Lourega, Luciana Vescia | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T18:10:24Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T18:10:24Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27142 | |
dc.description.abstract | This work was carried out within the scope of the Educational Design Research (EDR)
methodology, which seeks to provide solutions to problems experienced in teaching practice.
The present research aims to create, develop, implement and evaluate a teaching methodology
based on a set of didactic activities (DAs) focused on providing study rhythm and qualified
feedback to students of the introductory programming discipline in the technical course in
informatics, integrated to secondary education at the educational Federal Institution. The DAs
were developed to carry out a continuous monitoring of student performance, so that the high
rate of evasion and failure are reduced. During this methodological process, the teacher is able
to identify the gaps presented by the students and resume the content individually and/or in
groups, not letting doubts accumulate and become obstacles to learning. Feedback to students
was carried out through a feedback of learning, taking into account reading comprehension,
abstraction, logical reasoning and mathematical notions, aspects that represent the four essential
pillars to be evaluated in the teaching of Programming I. The results obtained indicate that the
DAs promote greater student participation, understanding that their realization is important so
that the difficulties encountered can be remedied at the moment that they are identified, without
an accumulation of doubts which can generate disinterest and abandonment of discipline. It was
also possible to conclude that when comparing the methods in the respective evaluations
analyzed, the students showed a better performance, mainly due to the teacher's feedback and
the number of proposed evaluations, noting a significant increase in the number of approved
students and a marked reduction in the number of recovering students. Thus, students were
encouraged to participate more and more in the proposed activities, creating a rhythm, focusing
their studies on the difficulties encountered and presenting a better evolution in their
knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Algoritmo | por |
dc.subject | Ritmo de estudo | por |
dc.subject | Atividades didáticas | por |
dc.subject | Feedback qualificado | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Algorithm | eng |
dc.subject | Study rhythm | eng |
dc.subject | Didactic activities | eng |
dc.subject | Qualified feedback | eng |
dc.title | Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação | por |
dc.title.alternative | Structured set of teaching activities for introductory programming | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que
busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa
tem o propósito de criar, desenvolver, implementar e avaliar uma metodologia de ensino
baseada em um conjunto de atividades didáticas (ADS) focadas em fornecer ritmo de estudo e
feedback qualificado aos alunos da disciplina introdutória de programação no curso técnico em
informática integrado ao ensino médio de uma Instituição Federal de ensino. As ADS foram
desenvolvidas para realizar um acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos, a fim
de que o alto índice de evasão e reprovação sejam reduzidos. Durante esse processo
metodológico, o professor consegue identificar as lacunas apresentadas pelos alunos e retomar
o conteúdo individualmente e/ou em grupo, não deixando que as dúvidas se acumulem e se
tornem obstáculos para o aprendizado. O retorno aos alunos foi realizado por meio de uma
devolutiva do aprendizado, levando em consideração a compreensão leitora, a abstração, o
raciocínio lógico e as noções matemáticas, aspectos que representam os quatro pilares
essenciais a serem avaliados no ensino da referida disciplina. Os resultados obtidos indicam
que as ADS promovem uma maior participação dos alunos, entendendo que sua realização é
importante para que as dificuldades encontradas possam ser sanadas no momento em que forem
sendo identificadas, não havendo um acúmulo de dúvidas, o que pode gerar desinteresse e
abandono da disciplina. Também foi possível concluir que, ao comparar os métodos nas
respectivas avaliações analisadas, os alunos apresentaram um melhor rendimento,
principalmente devido ao feedback do professor e ao número de avaliações propostas,
constatando-se um aumento significativo no número de alunos aprovados e uma acentuada
redução no número daqueles em recuperação. Sendo assim, os alunos foram estimulados a
participar das atividades propostas, criando um ritmo, concentrando seus esforços nas
dificuldades encontradas e apresentando uma evolução em seus conhecimentos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.referee2 | Pastorio, Dioni Paulo | |
dc.contributor.referee3 | Librelloto, Giovani Rubert | |
dc.contributor.referee4 | Martins, Márcio Marques | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7452220102757758 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |