Mostrar registro simples

dc.creatorSerraglio, Ediane
dc.date.accessioned2022-12-02T12:51:56Z
dc.date.available2022-12-02T12:51:56Z
dc.date.issued2022-09-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27207
dc.description.abstractThis research aims to analyze the relationship between external and internal contingency factors and the financial and non-financial performance of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES). The research was theoretically based on discussions promoted by the literature involving the Theory of Contingency and the contingency factors that could influence performance, both financial and non-financial in educational institutions. The information used was collected from the Management Report, from the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) and from the budget figures made available by the Ministry of Economy through access to the Annual Budget Law (Volume V). Based on the results, it is suggested that the external contingency factor, represented by environmental uncertainty, is related to financial performance. Furthermore, the internal contingency factors, faculty qualification and size are statistically related to the performance of the IFES analyzed only when considering the non-financial performance. In view of this, it is clear that, among the factors analyzed in the research, what has an influence on financial performance is the uncertainty related to the environment and, as for non-financial performance, this is influenced by contingent factors, faculty qualification and size. It is therefore suggested that some contingency factors influence the performance of IFES, with emphasis on environmental uncertainty, faculty qualifications and size. In addition to contributing to progress in the literature, this research presented practical contributions insofar as it evidenced external and internal factors that may affect the performance of the researched educational institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria da contingênciapor
dc.subjectFatores contingenciaispor
dc.subjectRelatórios de gestãopor
dc.subjectUniversidades brasileiraspor
dc.subjectContingency theoryeng
dc.subjectContingency factorseng
dc.subjectManagement reportseng
dc.subjectBrazilian universitieseng
dc.titleInfluência dos fatores contingenciais no desempenho financeiro e não financeiro das instituições federais de ensino superior no Brasilpor
dc.title.alternativeInfluence of contingential factors on the financial and nonfinancial performance of federal higher education institutions in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar a relação entre os fatores contingenciais externos e internos e o desempenho financeiro e não financeiro das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. A pesquisa embasou-se teoricamente nas discussões promovidas pela literatura envolvendo a Teoria da Contingência e os fatores contingenciais que poderiam influenciar o desempenho, tanto financeiro quanto não financeiro nas instituições de ensino. As informações utilizadas foram coletadas a partir do Relatório de Gestão, no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e nos quantitativos orçamentários disponibilizados pelo Ministério da Economia através do acesso à Lei Orçamentária Anual (Volume V). Sugere-se a partir dos resultados que o fator contingencial externo, representado pela incerteza ambiental, está relacionado ao desempenho financeiro. Ainda, os fatores contingenciais internos qualificação do corpo docente e tamanho estão relacionados estatisticamente ao desempenho das IFES analisadas apenas quando considerado o desempenho não financeiro. Diante disso, percebe-se que, dentre os fatores analisados na pesquisa, o que possui influência sobre o desempenho financeiro é a incerteza relacionada ao ambiente e, quanto ao desempenho não financeiro, esse sofre influência dos fatores contingenciais qualificação do corpo docente e tamanho. Sugere-se, portanto, que alguns fatores contingenciais influenciam o desempenho de IFES, com destaque para a incerteza ambiental, a qualificação do corpo docente e o tamanho. Além de contribuir com avanço na literatura essa pesquisa apresentou contribuições práticas na medida em que evidenciou fatores externos e internos que podem vir a afetar o desempenho das instituições de ensino pesquisadas.por
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Rosimeire Pimentel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3666353568686027por
dc.contributor.referee1Soares, Cristiano Sausen
dc.contributor.referee2Takamatsu, Renata Turola
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408765723966968por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentControladoria, Governança e Sustentabilidadepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International