Mostrar registro simples

dc.creatorSchappo, Francis Mallmann
dc.date.accessioned2022-12-12T19:27:35Z
dc.date.available2022-12-12T19:27:35Z
dc.date.issued2022-09-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27304
dc.description.abstractThe current project was developed in line with the Research Development of Educational Technologies in Network, in the Postgraduate Program of Educational Technologies in Network of the Federal University of Santa Maria. Its objective is the development of an educational board game for the application and learning of concepts about information security for people with and without the domain of knowledge. Based on the new General Law for the Protection of Personal Data that came into force for all companies in 2021, and the growing wave of cyberattacks that occur worldwide, the current research tries to answer the question of “An unplugged activity in a could a board game be a facilitator in learning about good Information Security practices?”. The research was applied to computer users for university students with or without experience in the job market. For the development of this work, bibliographic research was carried out, construction of a prototype and application of the board game. Data for analysis were acquired through evaluation questionnaires compiled and demonstrated in the results chapter, where there were positive responses after application as an educational tool to aid in the development of knowledge. The educational board game containing information security knowledge will be an openend product accessible to the entire community in both physical and digital format.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectSegurança da informaçãopor
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.subjectth3_0ff1c3por
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectInformation securityeng
dc.subjectLGPDeng
dc.subjectBoard gameeng
dc.titleTH3_0FF1C3: um jogo de tabuleiro educacional para o ensino de conceitos da segurança da informaçãopor
dc.title.alternativeTH3_0FF1C3: an educational board game for the teaching of information security conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO atual projeto foi desenvolvido na linha da pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, no Programa de Pós-graduação de Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro educacional para a aplicação e aprendizado de conceitos sobre segurança da informação para pessoas com e sem o domínio do conhecimento. Baseando na nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que entrou em vigor para todas as empresas no ano de 2021, e a crescente onda de ataques virtuais que ocorrem a nível mundial, a atual pesquisa tenta responder à pergunta de “Uma atividade desplugada em forma de jogo de tabuleiro poderia ser um facilitador no aprendizado sobre boas práticas de Segurança da Informação?”. A pesquisa foi aplicada em usuários de computadores para jovens universitários com ou sem experiência no mercado de trabalho. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, construção de um protótipo e aplicação do jogo de tabuleiro. Os dados para análise foram adquiridos por meio de questionários de avaliação compilados e demonstrados no capítulo de resultados, onde houve respostas positivas após a aplicação como uma ferramenta educacional para auxílio no desenvolvimento do conhecimento. O jogo de tabuleiro educacional contendo conhecimentos de segurança da informação é um produto aberto e acessível a toda a comunidade no formato físico e digital.por
dc.contributor.advisor1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee1Bernardi , Giliane
dc.contributor.referee2Amaral , Erico Marcelo Hoff do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208655016918425por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International