Mostrar registro simples

dc.creatorLazarin, Denize Helena
dc.date.accessioned2022-12-13T13:59:32Z
dc.date.available2022-12-13T13:59:32Z
dc.date.issued2010-03-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27320
dc.description.abstractThis research investigates the cultural representation of the homonym character of the novel Lolita (1955), written by Vladimir Nabokov, from its narrator point of view. Considering its representation is deeply marked by the movie adaptation by Stanley Kubrick (1962) and by Adrian Lyne (1997), the research shows a comparison between both, the novel and the movie text, in order to demonstrate how the pedophilia, a central subject in the novel, is changed into a romantic love of a middle-aged man by a seductive teenager. Thus, the nymphet myth is diffused into the mass culture. In order to demystify the nymphet myth, created by the cinema, the study will present how the relations of the male domination, mainly concerning the female body, are established. According to our hypothesis, in the same way Lolita is constructed by the patriarchal society, Humbert is also a construction of the society which discriminates any behavior deflect (in this case, the pedophilia). Lolita is changed into women and constructed by the (patriarchal) society as well Humbert is changed into an abnormal being and constructed by the (“normal”) society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLolitapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectAnormalpor
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectFemaleeng
dc.subjectAbnormaleng
dc.titleA representação cultural de Lolita no romance de Nabokov e em suas adptações de Stanley Kubrick e Adrian Lynepor
dc.title.alternativeA representação cultural de Lolita no romance de Nabokov e em suas adaptações de Stanley Kubrick e Adrian Lyneeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste estudo se pretende investigar a representação cultural da personagem homônima do romance Lolita (1955), de Vladimir Nabokov, pela ótica de seu narrador-personagem Humbert. Considerando que esta representação é assinalada profundamente pelas adaptações cinematográficas de Stanley Kubrick (1962) e Adrian Lyne (1997), se apresenta um cotejo entre os textos literário e fílmicos que demonstra como a pedofilia, tema central do romance de Nabokov, é transmutada num amor romântico entre um homem ingênuo e uma adolescente sedutora, difundindo, portanto, o mito da ninfeta na cultura de massa. Para desmitificar este mito criado pelo cinema, se estabelecem as relações de dominação masculina, sobretudo do corpo feminino, identificadas no texto literário. Mas o que se levanta como hipótese é que do mesmo modo que Lolita é construída pela sociedade patriarcal, Humbert também é construído pela sociedade que discrimina qualquer desvio de comportamento (no caso, a pedofilia). Na mesma proporção em que Lolita é transformada em mulher e construída pela sociedade (patriarcal), Humbert também é transformado em anormal e construído pela sociedade (“normal”).por
dc.contributor.advisor1Silva, Vera Lucia Lenz Vianna da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773425081130876por
dc.contributor.referee1Ourique, João Luis P.
dc.contributor.referee2Umbach, Rosani Ketzer
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227986309735027por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International