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dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorPrates, Therezinha de Miranda
dc.date.accessioned2022-12-14T14:57:07Z
dc.date.available2022-12-14T14:57:07Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27344
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aimed to detect the practice of evaluation in diagnostic function in the classroom and relationship management with the evaluative action, at the Municipal School of Primmaz Anselmo Elementary School, located in Barrio Expeditionary, the municipality of Soledad, RS. The service proposed goal accomplished - in three parts: - analysis of theoretical understanding about the assessment in diagnostic function contained in the Rules and Education Project; - interviews with teachers of elementary school and with teachers who advise on activities Pedagogical Coordination. The investigations of documentary character and exploratory reasons, based on the reflections of Freire (1997), Hoffmann (1997/2005), Luckesi (2003), Sacristan and Gómez (1998), among others. The results revealed that teachers realize the practice of evaluation in diagnostic function, the difference being determined by the time variable: - at all times of the teaching process, 64% - at the beginning of the school year and in each unit of work, 27 % - monthly 09%. In stock Pedagogical Coordination 'responses responsible for exercising the search function became noticeable by dialogue, exchange of experiences among teachers in order to correct the distortions and routing to achieve the objectives set, as well as analysis of the performance in the classroom class, which predisposes to build a conscious and collective work at the institution. The relationship between assessment and management was perceived mainly because the diagnosis result of student learning is also a diagnostic management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectFunção diagnósticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectDiagnostic functioneng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleA prática da avaliação na função diagnóstica em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe practice of assessment in diagnostic function in the classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo de detectar a prática da avaliação na função diagnóstica em sala de aula e a relação da gestão com a ação avaliativa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Primmaz, situada no Bairro Expedicionário, do Município de Soledade, RS. O atendimento ao objetivo proposto realizou--se em três momentos: - análise da compreensão teórica sobre a avaliação na função diagnóstica contida em Regimento e no Projeto Educativo; - entrevista com docentes do Ensino Fundamental e com professores que assessoram as atividades de Coordenação Pedagógica. As investigações, de caráter documental e exploratório, fundamentação, embasada nas reflexões de Freire (1997), Hoffmann (1997/2005), Luckesi (2003), Sacristán e Gómez (1998), dentre outros. As respostas revelaram que os professores realizam a prática da avaliação na função diagnóstica, sendo a diferença determinada pela variável tempo: - em todos os momentos do processo de ensino, 64%; - no início do ano letivo e em cada unidade de trabalho, 27%; - mensalmente, 09%. Nas ações da Coordenação Pedagógica as respostas dos responsáveis pelo exercício da função tornaram perceptível a busca pelo diálogo, pela troca de experiências entre os docentes, visando à correção de distorções e o encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos, assim como a análise da atuação em sala de aula, o que predispõe à construção de um trabalho reflexivo e coletivo na instituição. A relação entre avaliação e gestão foi percebida, principalmente porque o diagnóstico decorrente da aprendizagem dos alunos também constitui um diagnóstico de gestão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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