Mostrar el registro sencillo del ítem
O papel do conselho escolar na construção da gestão democrática
dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Vasconcelos, Lilian Kécia Penha | |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T15:23:09Z | |
dc.date.available | 2022-12-15T15:23:09Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27360 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research is to investigate the democratic management of schools with their characteristics, highlighting the School Board as a research subject, being an instrument of representation of the community in school management and also to include parents, teachers, students and staff. From this vision, we use a theoretical analysis of empirical research, seeking to understand the role of the School Board in the development of democracy in the school environment. In carrying out this scientific research, we collected data, limited to a single public school in Fortaleza. From observation, questionnaires and interviews with members of the School Board, as well as documentary analysis is apparent contradictions, anxieties, expectations and frustrations about the subject of implementation, the establishment and operation of a collective body, contrary to what is said in the current legislation. There is also the centralization of power and decisions of the management group in the figure, preventing structure of the Council as a mechanism of participation, inclusiveness, transparency and autonomy. Therefore, including the School Board is not constituted as a victory for the community school, but as a legal obligation that would establish a similar pattern of operation of the college for the school to receive and organize your resources. Therefore, the Council does not develop changes in the structure and educational culture of the school and can not perform them, restricting only to procedural activities, having a closed and authoritarian direction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | O papel do conselho escolar na construção da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | The paper of school counsel in the educational management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é investigar a gestão democrática escolar com suas características, destacando o Conselho Escolar como objeto de pesquisa, por ser um instrumento de representação da comunidade na gestão escolar e também de inclusão de pais, professores, alunos e funcionários. Partindo dessa visão, utiliza-se uma análise teórica de uma pesquisa empírica, procurando compreender qual o papel do Conselho Escolar no desenvolvimento da democracia no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa científica, foi realizada a coleta de dados, limitando-se a uma única escola municipal de Fortaleza. A partir da observação, da aplicação de questionários e das entrevistas com os membros do Conselho Escolar, bem como da análise documental é perceptível contradições, angústias, expectativas e frustrações nos sujeitos acerca da implantação, da constituição e do funcionamento do órgão colegiado, contrariando o que é dito na Legislação atual. Verifica-se também a centralização do poder e das decisões na figura do grupo gestor, impedindo a estruturação do Conselho como mecanismo de participação, inclusão, transparência e autonomia. Logo, a inserção do Conselho Escolar não se constitui como uma vitória da comunidade escolar, mas sim como uma obrigatoriedade legal que pretende estabelecer um mesmo padrão de funcionamento do colegiado para que a escola receba e organize os seus recursos. Portanto, o Conselho não desenvolve mudanças na estrutura e na cultura educacional da escola e nem consegue realizá-las, restringindo-se apenas a atividades procedimentais, por ter uma Direção fechada e autoritária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Gestão Educacional - EaD [950]
Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD