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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorVasconcelos, Lilian Kécia Penha
dc.date.accessioned2022-12-15T15:23:09Z
dc.date.available2022-12-15T15:23:09Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27360
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the democratic management of schools with their characteristics, highlighting the School Board as a research subject, being an instrument of representation of the community in school management and also to include parents, teachers, students and staff. From this vision, we use a theoretical analysis of empirical research, seeking to understand the role of the School Board in the development of democracy in the school environment. In carrying out this scientific research, we collected data, limited to a single public school in Fortaleza. From observation, questionnaires and interviews with members of the School Board, as well as documentary analysis is apparent contradictions, anxieties, expectations and frustrations about the subject of implementation, the establishment and operation of a collective body, contrary to what is said in the current legislation. There is also the centralization of power and decisions of the management group in the figure, preventing structure of the Council as a mechanism of participation, inclusiveness, transparency and autonomy. Therefore, including the School Board is not constituted as a victory for the community school, but as a legal obligation that would establish a similar pattern of operation of the college for the school to receive and organize your resources. Therefore, the Council does not develop changes in the structure and educational culture of the school and can not perform them, restricting only to procedural activities, having a closed and authoritarian direction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleO papel do conselho escolar na construção da gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe paper of school counsel in the educational managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é investigar a gestão democrática escolar com suas características, destacando o Conselho Escolar como objeto de pesquisa, por ser um instrumento de representação da comunidade na gestão escolar e também de inclusão de pais, professores, alunos e funcionários. Partindo dessa visão, utiliza-se uma análise teórica de uma pesquisa empírica, procurando compreender qual o papel do Conselho Escolar no desenvolvimento da democracia no ambiente escolar. Para a realização desta pesquisa científica, foi realizada a coleta de dados, limitando-se a uma única escola municipal de Fortaleza. A partir da observação, da aplicação de questionários e das entrevistas com os membros do Conselho Escolar, bem como da análise documental é perceptível contradições, angústias, expectativas e frustrações nos sujeitos acerca da implantação, da constituição e do funcionamento do órgão colegiado, contrariando o que é dito na Legislação atual. Verifica-se também a centralização do poder e das decisões na figura do grupo gestor, impedindo a estruturação do Conselho como mecanismo de participação, inclusão, transparência e autonomia. Logo, a inserção do Conselho Escolar não se constitui como uma vitória da comunidade escolar, mas sim como uma obrigatoriedade legal que pretende estabelecer um mesmo padrão de funcionamento do colegiado para que a escola receba e organize os seus recursos. Portanto, o Conselho não desenvolve mudanças na estrutura e na cultura educacional da escola e nem consegue realizá-las, restringindo-se apenas a atividades procedimentais, por ter uma Direção fechada e autoritária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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Acesso Aberto
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