Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrindade, Bernardete
dc.creatorSilva, Aline da
dc.date.accessioned2014-06-02T13:05:23Z
dc.date.available2014-06-02T13:05:23Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/273
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractConsidering the prevailing socio-environmental reality and necessity of environmental balance for the survival and maintenance of various forms of life on earth, including the human species, was based on the proposal of this action research to promote Environmental Education from the teaching of Environmental Chemistry. Educational activities were conducted with students from the 8th grade of elementary school, under the methodological approach of a descriptive exploratory study, where the teaching of Environmental Chemistry, specifically the Biogeochemical Cycles, provided subsidies for the understanding of everyday chemical phenomenon and made possible to relate them with the human action, that is a potential agent of degradation of natural resources, and environmental problems of today. This work stimulated the formation of new awareness about human intervention in the natural environments and demonstrated the possibility of personal and collective exploitation of the environmental education through the teaching of the Environmental Chemistry.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectQuímica ambientalpor
dc.subjectCiclos biogeoquímicospor
dc.titleO ensino da química ambiental aplicado à promoção da educação ambientalpor
dc.title.alternativeTeaching of environmental chemistry applied to promote environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoConsiderando a realidade socioambiental vigente e a necessidade do equilíbrio ambiental para a sobrevivência e manutenção das mais variadas formas de vida na Terra, inclusive da espécie humana, fundamentou-se a proposta desta pesquisa-ação de promover a Educação Ambiental a partir do ensino da Química Ambiental. Atividades educativas foram desenvolvidas com alunos da 8ª série do ensino fundamental, sob o enfoque metodológico de um estudo exploratório descritivo, onde o ensino da Química Ambiental, especificamente dos Ciclos Biogeoquímicos, forneceu subsídios para compreensão dos fenômenos químicos cotidianos e possibilitou relaciona-los com a ação antrópica, que é um potencial agente de degradação dos recursos naturais, e com os problemas ambientais da atualidade. Este trabalho fomentou a formação de nova consciência sobre a intervenção humana nos ambientes naturais e demonstrou a possibilidade da instrumentalização pessoal e coletiva da Educação ambiental por meio do ensino da Química Ambiental.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples