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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creatorMartins, Fátima Jussara Villagran
dc.date.accessioned2017-04-03T14:22:24Z
dc.date.available2017-04-03T14:22:24Z
dc.date.issued2010-12-27
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2740
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper addresses the need for awareness on the use of printed material in school, reporting issues related to the environment and recycling, and therefore, it highlights the reduction of use of this material. It emphasizes the importance of conscious use of natural resources and sustainability. It also deals with the possibility of introducing this theme in school with support in the Federal Constitution and the Brazilian PCN - National Curriculum Parameters. It also presents alternative pedagogical use of new technologies in the teaching-learning process and reports the involvement of other institutions in the sense of "taking care" of natural resources, more specifically, of our forests. It relates the computerized teaching tools – the use of ICT (Information and Communication Technologies) – in education as an alternative to waste and for environmental preservation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídia impressapor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.title(Re)significando o uso consciente do papel no material impressopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a necessidade de conscientização no uso do material impresso no âmbito escolar. Relata questões relativas ao meio-ambiente e a reciclagem e por isso dá ênfase a redução do uso deste material. Destaca a importância da conscientização dos recursos naturais e a sustentabilidade. Trata da possibilidade da introdução do tema na Escola, com respaldo na Carta Magna – a Constituição Federal- e nos PCNs- Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresenta alternativas pedagógicas do uso das novas tecnologia no ensinoaprendizagem e relata o envolvimentos de outras instituições no sentido de “cuidar” dos recursos naturais, mais especificamente, das nossas floresta. Relaciona os instrumentos pedagógicos informatizados- o uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)- na Educação como alternativa para o não desperdício e a preservação do meio ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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