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dc.contributor.advisorMayer, Ricardo
dc.creatorFelin, Elisete Teresinha
dc.date.accessioned2023-01-03T13:10:40Z
dc.date.available2023-01-03T13:10:40Z
dc.date.issued2013-02-22
dc.date.submitted2013-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27465
dc.description.abstractThis paper is the research result of a final course work and it aimed to situate the handicrafts job within the genre relations using, for so, Bourdieu’s (2012) thoughts. In this work he does not focus on the genre questions, but he focus on a symbolic dimension. According to him the male domination would be a particular way to see the symbolic violence, that is, the power imposing the meanings as legitimate, dissimulating the relations of strength that would give support to the own male strength. In order to visualize a way of thinking based on the dichotomies and oppositions, this work focus on the male/female, considering that the same can also occur with the poles tall/short, poor/rich or beautiful/ugly. The theoretical reference about handicrafts was based on the author Richard Sennett (2012), who shows a prospect of the handicrafts along the time. The handicrafts faced many changes along the time. Firstly, the products were made in the own houses, in small environments with a poor infrastructure. Along the time, the production becomes professional. Small agro industries were created and they got to legalize their products. Other people continue to produce informally, but without leaving aside their handicraft production, which differentiates their products and gives an identity to the same. So, considering the historical factors that influenced in the handicrafts manufacture , as well as in the elaboration of new habits, in which the regionalism and the socialization promote the typical handicrafts products, it is possible to say they interfere actively in the habits and in the people’s (involved in this job) life quality. In order to show the handicrafts, twenty rural properties in the cities of Faxinal do Soturno, Ivorá and Silveira Martins, in Quarta Colônia, during the year of 2012, were visited and observed. There, some questionnaires were applied and an observation as non-member was doneeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtesanalpor
dc.subjecttrabalhopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjecthandicraftseng
dc.subjectworkeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectgenreeng
dc.titleTrabalho e gênero: uma sociologia da produção artesanal na Quarta Colônia na Região Central do RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoEste trabalho é resultado da pesquisa de trabalho final de curso, e objetivou situar o trabalho artesanal dentro das relações de gênero utilizando o pensamento de Bourdieu (2012)2, nesta obra ele não trata propriamente a questão de gênero, mas sim a dimensão simbólica, no qual segundo ele a dominação masculina seria uma forma particular de ver a violência simbólica, o poder impondo as significações como legitimas, de forma a dissimular as relações de força que sustentariam a própria força masculina, visualizando um modo de pensar pautado pelas dicotomias e oposições, neste trabalho abordamos o masculino/feminino, porém o mesmo pode ocorrer entre alto/baixo, rico/pobre ou feio/bonito. O referencial teórico sobre artesanato foi construído com base na obra do autor Richard Sennett (2012)3 no qual o mesmo traça um panorama do trabalho artesanal ao longo do tempo. O fazer artesanal foi passando por diversas modificações ao longo dos tempos, inicialmente os produtos eram confeccionados no fundo das residências em pequenos ambientes com pouca infraestrutura. Com o passar do tempo à produção foi se profissionalizando, foram criadas pequenas agroindústrias que foram conseguindo legalizar seus produtos, outras continuaram produzindo na informalidade, mas nem por isso deixando de lado o seu fazer artesanal, fazer este que diferencia seus produtos e que de uma forma ou de outra confere identidade ao mesmo. Levando em conta os fatores históricos que influenciaram neste fazer artesanal e consequentemente na elaboração de novos hábitos em que a regionalidade e a socialização promoveram os produtos artesanais típicos então pode-se dizer interferiram ativamente no habitus e na qualidade de vida das pessoas envolvidas com este fazer. Para demonstrar o trabalho artesanal visitamos e observamos vinte propriedades rurais nos Municípios de Faxinal do Soturno, Ivorá e Silveira Martins na Quarta Colônia durante o ano de 2012 para a aplicação de questionários e fazer uma observação não participante.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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