dc.contributor.advisor | Brum, Ceres Karam | |
dc.creator | Frantz, Gabriela Najara Zonin | |
dc.date.accessioned | 2023-01-03T13:11:22Z | |
dc.date.available | 2023-01-03T13:11:22Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2018-12-18 | |
dc.identifier.citation | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27466 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Antropologia da criança | por |
dc.subject | Etnografia com crianças | por |
dc.subject | Interações da criança | por |
dc.title | Ser criança: um estudo etnográfico com crianças pequenas em espaço escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais Bacharelado. | por |
dc.description.resumo | Este artigo é fruto de um estudo etnográfico que objetiva compreender a sociabilidade das crianças pequenas na escola através da perspectiva antropológica. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida na Escola de Educação Infantil Mickey House no Bairro Camobi em Santa Maria-RS, que acolhe crianças {a partir} dos 6 meses aos 6 anos. Por intermédio da etnografia horizontal, que busca entender o universo da criança a partir de sua própria concepção de mundo, o objetivo deste estudo foi compreender o universo simbólico da criança em interação na escola e assim, (re)conhecer o Ser Criança, como sujeito ativo. Neste sentido, apresento neste artigo um diálogo entre teóricos contemporâneos nos estudos da criança, especialmente, William Corsaro e a teoria da reprodução interpretativa, Bernard Lahire que desenvolve a sociologia da infância orientada para o indivíduo e Clarice Cohn com a perspectiva antropológica nos estudos da criança, e às percepções que afloraram do trabalho de campo na escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS DESENVOLVIMENTO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |