Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorMarques, Marileni Alverina Rosa
dc.date.accessioned2023-01-03T14:36:55Z
dc.date.available2023-01-03T14:36:55Z
dc.date.issued2004-12-20
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27475
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis work has for objective to present theoretical beginnings for the construction as variable of learning of the Pedagogic Political Project, I orchestrate this that has been, in the last years, object of studies and debates among the educators with the intuito of summing up them educational of a teaching institution ideas. It presents considerations on the dimensions politician and pedagogic implicit in that construction, standing out the need to plan the development of the school as indispensable condition so that the objectives that one has are traced., seeking responsible and conscious interventions in benefit of the collective. The teachers' participation was the practical embasamento of the reality of the current context, configuring the process of construction of the conscience of the citizenship the one that the studied school he/she/it proposes to offer to the educandos.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProjeto político-pedagógicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPedagógicaspor
dc.subjectResponsáveispor
dc.subjectProject political-pedagogicoeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPedagogiceng
dc.subjectResponsibleeng
dc.titleO projeto político-pedagógico como variável da aprendizagempor
dc.title.alternativeThe pedagogic political project as variable of the learnineng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apresentar dados relevantes para a elaboração e execução do Projeto Político-Pedagógico como variável da aprendizagem. Instrumento este que tem sido, nos últimos anos, objeto de estudos e debates entre os educadores com o intuito de concretizar os ideais educativos de uma instituição de ensino. Apresenta considerações sobre as dimensões político e pedagógicas implícitas nessa construção, ressaltando a necessidade de planejar o desenvolvimento da escola como condição indispensável para que os objetivos que se tem sejam traçados, visando intervenções responsáveis e conscientes em benefício da coletividade. A participação dos professores foi o embasamento prático da realidade do contexto atual, configurando o processo de construção da consciência da cidadania a que a escola estudada se propõe a oferecer aos educandos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto