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dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorSilva, Maria Alice Endres Silvério da
dc.date.accessioned2023-01-05T10:32:50Z
dc.date.available2023-01-05T10:32:50Z
dc.date.issued2005-08-01
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27494
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is embased on several conflicts cases in sites of the Hydrographyc Basins. This study case uses the Vacacaí and Vacacaí-Mirim Hydrographic Basin (G-6O) situated at Arroio Lobato river, Arroio Grande District of Santa Maria, Rio Grande do Sul State, southern Brazil. It is embased in civil investigation promoted by the Curadoria de Defesa Comunitária de Santa Maria realized in 2000th, in according with report from Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis/IBAMA, beyond books, magazines, dissertations, monographs and web sites. An analysis of the illegal land barrier to the environment, suggesting some aspects to decrease conflicts of hydrics resources related to rice plantation. Using environmental education concepts were suggested some aspects related to the water valorization and other instruments. The water is a public resource that needs rational use because it is finite and bad distributed. The Rio Grande do Sul State had a long period with dry climate in the last summer 2005 that resulted in many users’ conflicts. This trouble had be affected the public distribution and land irrigation, chiefly at the Gravataí Hydrographic Basin, Vacacaí River, Vacacaí-Mirim River and Soturno River, at central portion of the State. In the course of this work we had maked many questions and suggestions about the environmental perceptions related to the land irrigators. We presents several proposals of the environmental education actions at multiple spheres, centered at Community, alerting that the water is a public resource, finite, with economic value and will need to be rationally uses in this and for the future generations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectBarramentospor
dc.subjectDanos ambientaispor
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectLand barriereng
dc.subjectEnvironmental damageseng
dc.titleA educação ambiental e os conflitos de uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Estado do Rio Grande do Sul, Brasilpor
dc.title.alternativeThe environmental education and conflits in hydrics resources at the hydrographyc basin of the Vacacaí and Vacacaí-Mirim Rivers, Rio Grande do Sul state, Brazileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoEsta monografia visa identificar conflitos por barramento em bacias hidrográficas apoiadas pela revisão bibliográfica da legislação ambiental brasileira referente aos danos ambientais aos recursos hídricos. Embasada em estudos de conflitos já existentes em outras bacias hidrográficas do estado, realizando um estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí e Vacacaí-Mirim (G-60), no Arroio Lobato, localizado no Distrito de Arroio Grande, no Município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Apoiando-se para a discussão em inquéritos civis promovidos pela Curadoria de Defesa Comunitária de Santa Maria que foram instaurados no ano de 2000, conforme denúncia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, além de matérias jornalísticas, livros, revistas, dissertações e buscas em sítios da Internet. Discutiram-se vários aspectos da legislação pertinente aos ilícitos cometidos oferecendo sugestões para minimizar os impactos sobre os usos múltiplos dos recursos hídricos, buscando-se através dos conceitos da educação ambiental, valorizar os recursos naturais e conscientizar os usuários a utilizarem racionalmente este recurso renovável finito e mau distribuído. O Estado do Rio Grande do Sul sofreu no verão de 2005 uma estiagem prolongada que causou agravamento de conflitos entre irrigantes e outros usuários, prejudicando o abastecimento público, principalmente na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Rio Vacacaí, Rio Vacacaí-Mirim, e Rio Soturno. Ao longo do texto são levantadas diversas sugestões sobre a percepção ambiental dos irrigantes que são discutidas no Capítulo V. Apresenta-se uma série de propostas de educação ambiental permanentes nas várias esferas da comunidade, alertando que a água é um bem público, finito, dotado de valor econômico e que precisa ser preservado para uso da atual e das futuras gerações. Uma vez que as situações de escassez estão se tornando cada vez mais freqüentes e intensas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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Acesso Aberto
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