dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Silva, Maria Alice Endres Silvério da | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T10:32:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T10:32:50Z | |
dc.date.issued | 2005-08-01 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27494 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work is embased on several conflicts cases in sites of the Hydrographyc Basins. This
study case uses the Vacacaí and Vacacaí-Mirim Hydrographic Basin (G-6O) situated at
Arroio Lobato river, Arroio Grande District of Santa Maria, Rio Grande do Sul State,
southern Brazil. It is embased in civil investigation promoted by the Curadoria de Defesa
Comunitária de Santa Maria realized in 2000th, in according with report from Instituto
Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis/IBAMA, beyond books,
magazines, dissertations, monographs and web sites. An analysis of the illegal land barrier to
the environment, suggesting some aspects to decrease conflicts of hydrics resources related to
rice plantation. Using environmental education concepts were suggested some aspects related
to the water valorization and other instruments. The water is a public resource that needs
rational use because it is finite and bad distributed. The Rio Grande do Sul State had a long
period with dry climate in the last summer 2005 that resulted in many users’ conflicts. This
trouble had be affected the public distribution and land irrigation, chiefly at the Gravataí
Hydrographic Basin, Vacacaí River, Vacacaí-Mirim River and Soturno River, at central
portion of the State. In the course of this work we had maked many questions and suggestions
about the environmental perceptions related to the land irrigators. We presents several
proposals of the environmental education actions at multiple spheres, centered at Community,
alerting that the water is a public resource, finite, with economic value and will need to be
rationally uses in this and for the future generations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Legislação | por |
dc.subject | Barramentos | por |
dc.subject | Danos ambientais | por |
dc.subject | Legislation | eng |
dc.subject | Land barrier | eng |
dc.subject | Environmental damages | eng |
dc.title | A educação ambiental e os conflitos de uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil | por |
dc.title.alternative | The environmental education and conflits in hydrics resources at the hydrographyc basin of the Vacacaí and Vacacaí-Mirim Rivers, Rio Grande do Sul state, Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Esta monografia visa identificar conflitos por barramento em bacias hidrográficas apoiadas
pela revisão bibliográfica da legislação ambiental brasileira referente aos danos ambientais
aos recursos hídricos. Embasada em estudos de conflitos já existentes em outras bacias
hidrográficas do estado, realizando um estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí e
Vacacaí-Mirim (G-60), no Arroio Lobato, localizado no Distrito de Arroio Grande, no
Município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Apoiando-se para a discussão em
inquéritos civis promovidos pela Curadoria de Defesa Comunitária de Santa Maria que foram
instaurados no ano de 2000, conforme denúncia do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e
dos Recursos Naturais, além de matérias jornalísticas, livros, revistas, dissertações e buscas
em sítios da Internet. Discutiram-se vários aspectos da legislação pertinente aos ilícitos
cometidos oferecendo sugestões para minimizar os impactos sobre os usos múltiplos dos
recursos hídricos, buscando-se através dos conceitos da educação ambiental, valorizar os
recursos naturais e conscientizar os usuários a utilizarem racionalmente este recurso renovável
finito e mau distribuído. O Estado do Rio Grande do Sul sofreu no verão de 2005 uma
estiagem prolongada que causou agravamento de conflitos entre irrigantes e outros usuários,
prejudicando o abastecimento público, principalmente na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí,
Rio Vacacaí, Rio Vacacaí-Mirim, e Rio Soturno. Ao longo do texto são levantadas diversas
sugestões sobre a percepção ambiental dos irrigantes que são discutidas no Capítulo V.
Apresenta-se uma série de propostas de educação ambiental permanentes nas várias esferas da
comunidade, alertando que a água é um bem público, finito, dotado de valor econômico e que
precisa ser preservado para uso da atual e das futuras gerações. Uma vez que as situações de
escassez estão se tornando cada vez mais freqüentes e intensas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |