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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSantos, Eliane Aparecida Galvão dos
dc.date.accessioned2023-01-05T13:51:52Z
dc.date.available2023-01-05T13:51:52Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27503
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2004.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLeitura e escrita iniciaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas pedagógicapor
dc.titleRepensando a formação continuada de professores alfabetizadorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa- dia em sala de aula, conseqüentemente qual a repercussão dessa prática na maximização da aprendizagem dos seus alunos, a partir dos estudos de Bolzan (2001, 2002;2003,2004). A investigação se construiu a partir de um estudo qualitativo narrativo, fundamentado nas falas das professoras alfabetizadoras. A escolha desta abordagem foi feita por acreditar que é através das trocas em um processo de interação, que as professoras têm oportunidade para colocar suas idéias, seus pensamentos, discutir e refletir sobre a realidade na qual estão vivendo, possibilitando assim compreender as trajetórias de formação e atuação de cada uma delas. A pesquisa iniciou-se a partir das observações das aulas em classes de alfabetização e, posteriormente, através de entrevista semi-estruturadas e conversas informais sobre o que as professoras alfabetizadoras acreditam ser relevante conhecer para realizar um trabalho de leitura e de escrita em suas classes, e a partir daí analisar qual a repercussão dessas concepções em suas práticas pedagógicas. Os achados de pesquisa possibilitaram apresentar algumas idéias sobre as práticas pedagógicas das professoras com relação ao processo de construção da leitura e da escrita iniciais, ficando evidente que as atividades de alfabetização estão centradas numa visão tradicional de educação, na qual o papel do professor é ensinar o aluno a desenvolver habilidades para decifrar o código escrito. Ao longo da pesquisa pode-se evidenciar uma maior disponibilidade e interesse por parte das professoras em aceitar estudos teóricos que venham a contribuir para uma prática pedagógica baseada na construção e na interação social, mas ainda não se observa a efetivação desta mudança em seus fazeres.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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