dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Santos, Eliane Aparecida Galvão dos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T13:51:52Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T13:51:52Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27503 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura e escrita iniciais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Práticas pedagógica | por |
dc.title | Repensando a formação continuada de professores alfabetizadores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve por objetivo investigar quais concepções sobre a
leitura e a escrita iniciais são construídas pelas professoras
alfabetizadoras e como elas consolidam estes conhecimentos no seu diaa-
dia em sala de aula, conseqüentemente qual a repercussão dessa
prática na maximização da aprendizagem dos seus alunos, a partir dos
estudos de Bolzan (2001, 2002;2003,2004). A investigação se construiu a
partir de um estudo qualitativo narrativo, fundamentado nas falas das
professoras alfabetizadoras. A escolha desta abordagem foi feita por
acreditar que é através das trocas em um processo de interação, que as
professoras têm oportunidade para colocar suas idéias, seus
pensamentos, discutir e refletir sobre a realidade na qual estão vivendo,
possibilitando assim compreender as trajetórias de formação e atuação de
cada uma delas. A pesquisa iniciou-se a partir das observações das aulas
em classes de alfabetização e, posteriormente, através de entrevista
semi-estruturadas e conversas informais sobre o que as professoras
alfabetizadoras acreditam ser relevante conhecer para realizar um
trabalho de leitura e de escrita em suas classes, e a partir daí analisar
qual a repercussão dessas concepções em suas práticas pedagógicas.
Os achados de pesquisa possibilitaram apresentar algumas idéias sobre
as práticas pedagógicas das professoras com relação ao processo de
construção da leitura e da escrita iniciais, ficando evidente que as
atividades de alfabetização estão centradas numa visão tradicional de
educação, na qual o papel do professor é ensinar o aluno a desenvolver
habilidades para decifrar o código escrito. Ao longo da pesquisa pode-se
evidenciar uma maior disponibilidade e interesse por parte das
professoras em aceitar estudos teóricos que venham a contribuir para
uma prática pedagógica baseada na construção e na interação social,
mas ainda não se observa a efetivação desta mudança em seus fazeres. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |