Mostrar registro simples

dc.creatorPadilha, Francieli Pedroso Gomes
dc.date.accessioned2023-01-10T11:24:42Z
dc.date.available2023-01-10T11:24:42Z
dc.date.issued2022-10-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27532
dc.descriptionA data da defesa e a banca está de acordo com o que consta registrado na ata da defesa.por
dc.description.abstractThis dissertation is inserted in “Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica – PPGEPT” research line, it is linked to “Educação Especial e Educação Profissional e Tecnológica – interlocuções possíveis” project, from the “Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Deficiência Intelectual – GEPEEDI” group. It Is also linked to “Transformação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional” group. The main goal is to comprehend the implementation of affirmative action programs and its influence on disabled students’ permanence, as well as contributing factors to permanence or truancy of these students in “Instituto Federal Farroupilha” (IFFar) campi. Specific goals include identification of affirmative action programs; analysis of these policies influence on disabled students’ permanence in technical high school courses and investigating influencing factors on disabled students’ permanence and success. The present study is a basic research of a qualitative nature, along with exploratory and descriptive methods. For the literature review construction, integrative bibliographical research was used. The first stage included analysis of papers found on CAPES’s journal portal, accessed through CAFe, and on “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)”. The data collection instrument was based on a semi-structured interview, performed through Google Meet, with special education teachers. Disabled students, as pointed by teachers, were also interviewed. Bardin’s Content Analysis (2016) was used. We divided research results into the following three categories: IFFar’s internal policies; disabled students’ permanence and the scenery of IFFar disabled students’ truancy. Analyzing the Disabled Person Internal Inclusion and Permanence Policies, it becomes clear that they accomplish these policies within the investigated units. On the accessibility matter, faculty reports some difficulty in disrupting architectural, behavioral and pedagogical barriers. On disabled students’ truancy, its rates are similar to non-disabled students. On the matter of inclusive actions, the institution follows the national law, federal decrees and its own regulations that guide inclusion, there is also a committee that elaborates and adjusts courseware. Therefore, IFFar is a welcoming institution that elaborates various inclusive actions so its students can achieve success in their studies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectPolíticas afirmativaspor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectAffirmative policieseng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titlePolíticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFARpor
dc.title.alternativePolicies on affirmative actions and permanence of students with disabilities on IFFAR campieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - PPGEPT, e está vinculada ao projeto “Educação Especial e Educação Profissional e Tecnológica – interlocuções possíveis”, do GEPEEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Deficiência Intelectual, e ao grupo Transformação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. O objetivo geral é compreender a implementação das políticas de ações afirmativas, como elas contribuem para a permanência dos estudantes com deficiência, bem como analisar os fatores que influenciam na permanência ou evasão desses estudantes nos campi do Instituto Federal Farroupilha. Os objetivos específicos foram: identificar as políticas de ações afirmativas; analisar como essas políticas contribuem para a permanência dos estudantes com deficiência nos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado, e investigar os fatores que influenciam na permanência e êxito dos estudantes com deficiência. Pesquisa de natureza básica, com uma abordagem qualitativa, e o método se define em exploratória e descritiva. Para a construção da revisão bibliográfica, valemo-nos da pesquisa bibliográfica integrativa. A primeira etapa foi a análise dos trabalhos encontrados no Portal de Periódicos da CAPES via CAFe, e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como instrumentos de produção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de Educação Especial, via Google Meet e, também, foram realizadas entrevistas com os estudantes com deficiência, indicados pelos docentes. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), e os resultados da pesquisa foram divididos em três categorias: as políticas internas do IFFar, a permanência dos estudantes com deficiência, e o contexto de evasão dos estudantes com deficiência nos campi do IFFar. A partir da análise das políticas internas de inclusão de Pessoas com Deficiência - PcD e de permanência fica evidente que as mesmas se concretizam nas unidades estudadas. No que se refere à acessibilidade, percebe-se um desafio do corpo docente para romper as barreiras arquitetônicas, atitudinais e pedagógicas. No que condiz à evasão dos estudantes com deficiência, encontra-se na mesma proporção que os demais estudantes. A Instituição segue as Leis, normativas e decretos federais bem como possui regulamentos próprios que norteiam as Ações Inclusivas, contam também com o Núcleo de Elaboração e Adaptação de Materiais Didático-Pedagógicos (Neama). Conclui-se que a instituição é muito acolhedora, trabalha com muitas ações inclusivas para que os estudantes consigam ter êxito em seus estudos.por
dc.contributor.advisor1Castro, Sabrina Fernandes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5892665490499253por
dc.contributor.advisor-co1Maraschin, Mariglei Severo
dc.contributor.referee1Chaves, Taniamara Vizzotto
dc.contributor.referee2Lago, Siomara Cristina Broch
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560237607223934por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International