Avaliação de estágio probatório do magistério público estadual em Santa Maria
Resumo
Ao acompanhar, observar e discutir o processo de avaliação probatória nas escolas
estaduais de Santa Maria, RS/BR, na Comissão de Estágio Probatório da 8ª Coordenadoria
Regional de Educação (8ª CRE), no biênio 2003/2004, constatou-se a necessidade de
resignificar certas práticas e procedimentos verificados durante o Estágio Probatório
docente, nas escolas, que desconhecem muitas vezes a legislação específica sobre o
assunto, realizam as avaliações como trâmite legal e obrigatório ou por solicitação dos
órgãos responsáveis pela educação. Neste sentido, procurou-se salientar nesta pesquisa a
importância do acompanhamento e da orientação dispensada ao avaliado durante o período
de avaliação, para que este possa recuperar fatores necessários ao bom desempenho de
suas atribuições e conseqüentemente a melhoria da qualidade do ensino público. O
assessoramento aos avaliadores no processo de acompanhamento ao estagiário também é
destacado, principalmente pela necessidade de proporcionar momentos de formação
contínuos e permanentes para o aprimoramento das práticas cotidianas.
Esta pesquisa seguiu os passos do Estudo de Caso qualitativo, tendo as informações
colhidas com entrevista, análise documental e visitas às escolas envolvidas. No decorrer
das visitas, analisou-se o processo de avaliação de Estágio Probatório, mediante
questionamento efetuado aos avaliadores, e tendo como parâmetro o Regulamento anexo
ao Decreto Estadual nº 40.503/00, que possibilitou rever os critérios estabelecidos e
resignificar o procedimento realizado.
Concluiu-se que durante as avaliações probatórias, é fundamental que a escola estabeleça
a discussão do processo através da legislação vigente, analise os critérios utilizados, e
demonstre no instrumento de avaliação (formulário) o real desempenho do professor,
recomendando medidas tendentes, quando necessário, para a melhoria do desempenho
profissional.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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