Metodologias ativas para o ensino de estrutura proteica e enzimologia no ensino superior
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Data
2022-11-04Primeiro membro da banca
Junqueira, Dennis Maletich
Segundo membro da banca
Turchetto, Caroline
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Bioquímica é uma disciplina com enorme potencial de contextualização e
interdisciplinaridade, porém, é vista como uma das disciplinas mais difíceis e com altos
índices de reprovação entre os estudantes. Por conseguinte, é importante adaptar as
estratégias de ensino de modo a tornar as aulas de Bioquímica atrativas, a fim de
auxiliar o estudante na construção do conhecimento. Essa dissertação está dividida em
dois estudos independentes. No primeiro estudo, aulas práticas investigativas foram
realizadas com alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa
Maria. Os estudantes simularam a síntese do hormônio glucagon, desde a transcrição até
a construção do modelo 3D. Os alunos ficaram motivados, afirmando que a construção
do modelo proteico contribuiu para a assimilação do conhecimento sobre química de
proteínas. No segundo estudo, foram realizadas aulas com estudantes dos cursos de
graduação em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da mesma universidade, sobre
os mecanismos de inibição enzimática. Foi utilizada a enzima acetilcolinesterase de
cabeça de baratas da espécie Nauphoeta cinerea. Os alunos testaram diferentes fatores
que alteram a atividade enzimática in vitro e in vivo. Os alunos, em sua maioria,
demonstraram entusiasmo em trabalhar com animais nas aulas práticas, assim como
apresentaram uma melhora nos conhecimentos sobre enzimologia. Dessa forma, nessa
dissertação, foi possível demonstrar que a utilização de aulas práticas investigativas é
importante para que os estudantes construam um conhecimento sólido sobre conteúdos
da disciplina de Bioquímica.
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