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dc.creatorTrindade, Angélica Vasconcellos
dc.date.accessioned2023-01-16T13:02:30Z
dc.date.available2023-01-16T13:02:30Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27600
dc.description.abstractHealth promotion consists of activities aimed at transforming individuals' behavior, focusing on their life habits. Entering a university represents an important rite of passage in young people's lives, potentially associated with vulnerabilities. Among them, STIs continue to represent a public health problem worldwide, directly impacting public health policies for the population. Discussing the inherent characteristics of the young public is relevant, considering that the understanding of their sexual experiences makes it possible to know the consequences of their sexual health and their risk behavior. The objective of this study is to analyze how university students experience their sexual and reproductive practice and propose strategies to promote sexual and reproductive health. Quantitative, field research, with an exploratory descriptive character. Data collection took place from March to May 2022 through the questionnaire Survey of knowledge, attitudes and practices in the Brazilian population, from the Ministry of Health, applied to students online, through the Student Portal of the educational institution higher. Among the 1166 participants, the majority were undergraduates (85.85%) female (n=691), aged between 20 and 24 years (62.18%), white or white (77.87%). Descriptive data were grouped into three categories, namely: sexual behavior and reproductive factors; sexual education as a promotion of care; knowledge about the transmission, cure and treatment of some diseases; and the role of the Health Care Network and Higher Education Institutions in health education. As a tool to disseminate the results of this research, an infographic called “you are the protagonist of your health!” was proposed. It is expected that, with the help of the data and product developed in this study, the students' demands can be accommodated, in a perspective of strengthening the approximation of education with health, envisioning educational actions that can impact the promotion and prevention of the university population.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectVulnerabilidadespor
dc.subjectIST’spor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectVulnerabilitieseng
dc.subjectSexually transmitted infectionseng
dc.subjectUniversity studentseng
dc.titlePromoção da saúde sexual: desafios no cenário universitário e estratégias para o enfrentamento de comportamentos de riscopor
dc.title.alternativeSexual health promotion: challenges in the university scenario and strategies for dealing with risk behaviorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA promoção da saúde se constitui nas atividades dirigidas à transformação de comportamentos dos indivíduos, focando nos seus hábitos de vida. O ingresso na universidade representa um rito de passagem importante na vida dos jovens, com potencial associação a vulnerabilidades. Dentre elas, as IST’s seguem representando um problema de saúde pública em todo o mundo, impactando diretamente nas políticas públicas de saúde da população. Discutir as características inerentes ao público jovem é relevante, considerando que o entendimento de suas experiências sexuais possibilita conhecer os reflexos de sua saúde sexual e seu comportamento de risco. O objetivo deste estudo é analisar como os estudantes universitários vivenciam a sua prática sexual e reprodutiva e propor estratégias de promoção da saúde sexual e reprodutiva. Pesquisa quantitativa, de campo, de caráter descritivo exploratório. A coleta de dados ocorreu no período de março a maio de 2022 meio do questionário Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas na população brasileira, do Ministério da Saúde, aplicado aos estudantes de forma online, por meio do Portal do aluno da instituição de ensino superior. Dentre os 1166 participantes, a maioria era graduando (85,85%) do gênero feminino (n=691), com idades entre 20 a 24 anos (62,18%), cor ou raça branca (77,87%). Os dados descritivos foram agrupados em três categorias, quais sejam: comportamento sexual e fatores reprodutivos; educação sexual como promoção do cuidado; conhecimento acerca de transmissão, cura e tratamento de algumas doenças; e papel da Rede de Atenção à Saúde e Instituições de Ensino Superior na educação em saúde. Como ferramenta para difundir os resultados desta pesquisa propôs-se um infográfico denominado “você é o protagonista da sua saúde!”. Espera-se que, com o auxílio dos dados e produto desenvolvido neste estudo, se possa acolher as demandas dos estudantes, numa perspectiva de fortalecer a aproximação da educação com a saúde, vislumbrando ações educativas que possam impactar na promoção e prevenção da população universitária.por
dc.contributor.advisor1Kocourek, Sheila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494842729753586por
dc.contributor.advisor-co1Kleinubing, Raquel Einloft
dc.contributor.referee1Mortari, Elisangela Carlosso Machado
dc.contributor.referee2Souza, Martha Helena Teixeira de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587632603378005por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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