Estudo de dosagens de misturas 100% RAP na fabricação de blocos para pavimentos intertravados
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Data
2022-12-16Primeiro membro da banca
Padula, Flávio Renato de Góes
Segundo membro da banca
Pereira, Deividi da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No processo de restauração de uma rodovia, um dos grandes problemas enfrentados é a
destinação dos resíduos gerados pela fresagem do revestimento asfáltico. Por outro lado, o custo
dos pavimentos asfálticos tem subido cada vez mais nos últimos anos. Usar o fresado, material
também chamado de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), na composição de novos pavimentos
é uma solução do ponto de vista econômico e ambiental. Além da pavimentação asfáltica, outro
tipo muito difundido é o pavimento intertravado, especialmente com blocos de concreto. Este
trabalho visa unir o uso do RAP à produção de blocos para pavimentação intertravada,
utilizando misturas asfálticas 100% RAP. Para isto, o estudo foi dividido em duas etapas. A
primeira consistiu em avaliar dois RAPs e dois agentes rejuvenescedores (sendo um para
misturas quentes e o outro para misturas frias). As misturas a quente foram produzidas na
temperatura de DoA dos RAPs e a mistura fria foi produzida dentro das recomendações do
fabricante do aditivo. Nesta etapa, as amostras foram moldadas no compactador giratório e
avaliadas quanto à resistência à compressão, resistência à tração, módulo de resiliência e
desgaste por abrasão. Na segunda etapa, duas misturas que obtiveram melhor desempenho geral
foram moldadas como blocos intertravados de 20x10x8 cm e avaliadas quanto à resistência à
compressão e desgaste por abrasão. Os resultados da primeira etapa apontaram que as misturas
recicladas com RAP 50/70 obtiveram maiores resistências à compressão, tração e módulo de
resiliência, enquanto apresentaram maior desgaste por abrasão, indicando que elas são mais
rígidas e susceptíveis a danos por fadiga, apesar de resistirem melhor à tração e compressão. Já
as misturas com o RAP 60/85 indicaram tendência de menor rigidez, com menor resistência à
compressão, tração e MR e maior resistência ao desgaste por abrasão. Ainda, a aplicação dos
agentes rejuvenescedores diminuiu a rigidez dos RAPs de forma bem significativa. Notou-se
uma maior queda de resistência à tração e compressão, bem como módulo de resiliência nas
misturas recicladas com RAP 60/85. Isto indica que o agente rejuvenescedor pode alterar
alguma propriedade elástica dos polímeros contidos no ligante modificado. A reciclagem a frio
não obteve índices satisfatórios para passar à segunda etapa, mas notou-se o potencial para usála como base em substituição à BGS. As misturas recicladas a quente RAP 50/70 + Anova 1815
e RAP 60/85 100% se destacaram por apresentar um maior equilíbrio entre seus desempenhos
relativos à RC, RT, MR e desgaste por abrasão e foram levadas à segunda etapa da pesquisa.
Os resultados da segunda etapa indicaram que os blocos com RAP apresentaram resistência à
compressão entre 16,34 e 18,26 MPa, não atendendo aos requisitos da NBR 9781/2013, que
exige no mínimo 35 MPa. No desgaste por abrasão, os blocos apresentaram perda de massa
entre 10,94% e 18,66%, que são índices satisfatórios. Concluiu-se que os blocos avaliados,
apesar de não atenderem à NBR 9781, poderiam ser utilizados em vias exclusivas de pedestres,
passeios públicos, ciclovias, garagens residenciais e vias exclusivas para veículos leves, com
baixo tráfego.
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