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dc.contributor.advisorKrüger, Cristiane
dc.creatorPiaia, Camila
dc.creatorDalmolin, Gabriela
dc.date.accessioned2023-01-19T16:49:52Z
dc.date.available2023-01-19T16:49:52Z
dc.date.issued2022-12-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationPIAIA, C.; DALMOLIN G. Ceticismo profissional e liderança em profissionais de auditoria. 2023. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27632
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze transactional and transformational leadership as determinants for the dimensions of professional skepticism in auditing professionals. The methodology is classified as quantitative and descriptive, adopting survey research as a technical procedure. Data collection is based on the scales of Professional Skepticism, by Haveroth and Cunha (2018), and Leadership, by Fonseca and Porto (2013). Data were obtained through the application of a questionnaire with auditing professionals working in Brazil, with a sample consisting of 172 valid responses. Data analysis comprised descriptive statistics and structural equation modeling. For skepticism, the results showed that audit professionals value knowledge and have certainty in their opinion, but do not have high confidence in themselves, denoting that they can further improve self-esteem and self-confidence. The descriptive statistics showed a high presence of leadership characteristics in the respondents. With regard to leadership styles, it has been shown that professionals regularly adopt more transformational leadership indicators than transactional ones. Then, through modeling, it was revealed that transactional leadership negatively determines autonomy, while transformational leadership positively influences the dimensions of self-esteem, knowledge seeking, interpersonal understanding and questioning mind of professional skepticism. Thus, it is concluded that leadership focused on valuing the actions of those led (transformational) should be encouraged in the auditing profession compared to leadership for rewards (transactional). This research fills a gap in the behavioral area of audit professionals, especially regarding the characteristics of skepticism and leadership.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCeticismo profissionalpor
dc.subjectLiderança transacionalpor
dc.subjectLiderança transformacionalpor
dc.subjectAuditoriapor
dc.subjectContabilidade comportamentalpor
dc.subjectProfessional skepticismeng
dc.subjectTransactional leadershipeng
dc.subjectTransformational leadershipeng
dc.subjectAuditingeng
dc.subjectBehavioral accountingeng
dc.titleCeticismo profissional e liderança em profissionais de auditoriapor
dc.title.alternativeLeadership and professional scepticism in audit professionalseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoNeste estudo objetivou-se analisar as lideranças transacional e transformacional como determinantes para as dimensões do ceticismo profissional em profissionais de auditoria. A metodologia é classificada como quantitativa e descritiva, adotando-se como procedimento técnico a pesquisa de levantamento. A coleta dos dados é fundamentada nas escalas de Ceticismo Profissional, de Haveroth e Cunha (2018), e de Liderança, de Fonseca e Porto (2013). Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário com profissionais de auditoria, atuantes no Brasil, sendo a amostra composta por 172 respostas válidas. A análise dos dados compreendeu estatísticas descritivas e modelagem de equações estruturais. Para o ceticismo os resultados demonstraram que os profissionais de auditoria valorizam o conhecimento e possuem certeza em sua opinião, mas não apresentam confiança elevada em si mesmos, denotando que podem aperfeiçoar mais a autoestima e a autoconfiança. Na estatística descritiva auferiu-se uma elevada presença das características de liderança nos respondentes. No que tange aos estilos de liderança, demonstrou-se que os profissionais adotam regularmente mais indicadores de liderança transformacional do que transacional. Em seguida, por meio da modelagem revelou- se que a liderança transacional determina negativamente a autonomia, enquanto a liderança transformacional influencia positivamente as dimensões de autoestima, busca de conhecimento, compreensão interpessoal e mente questionadora do ceticismo profissional. Deste modo conclui-se que a liderança voltada à valorização das ações dos liderados (transformacional) deve ser estimulada na profissão de auditoria frente à liderança por recompensas (transacional). Esta pesquisa supre uma lacuna na área comportamental dos profissionais de auditoria, especialmente quanto às características de ceticismo e liderança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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