dc.contributor.advisor | Canabarro, Renata Corcini Carvalho | |
dc.creator | Mezzomo, Renata Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T14:40:21Z | |
dc.date.available | 2017-04-13T14:40:21Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2764 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Piaget | por |
dc.title | Práticas pedagógicas: contribuições de Piaget à educação de alunos com déficit cognitivo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Passo Fundo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo apresenta discussões sistematizadas através da realização de
pesquisa bibliográfica, cujo objetivo centrou-se em “identificar as contribuições da
teoria interacionista de Piaget na perspectiva da educação inclusiva, visando refletir
sobre práticas pedagógicas, bem como fundamentar as estratégias pedagógicas que
contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com déficit cognitivo”
A proposta, foi elaborada a partir de reflexões acerca da teoria interacionista de
Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo da criança e suas relações com o meio, a
relação entre o desenvolvimento da criança e a afetividade sendo abordado ainda,
aspectos referentes a construção da inteligência e caracterização do aluno com
déficit cognitivo. Por fim, foi realizada a análise das contribuições da teoria de Piaget
no desenvolvimento de alternativas pedagógicas e reflexões que conduzam a
concretização de uma proposta educativa significativa para a construção de pontes
que possibilitem o aluno com déficit cognitivo desenvolver suas habilidades para a
superação das barreiras educacionais. Os resultados encaminham para a
compreensão de que o conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno
com déficit cognitivo, auxilia com que o professor possa avançar na perspectiva da
construção de práticas pedagógicas significativas e contextualizadas, contribuindo
para o desenvolvimento da sua aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |