dc.creator | Moraes, Gustavo Pedroso de | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T11:39:15Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T11:39:15Z | |
dc.date.issued | 2022-12-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27690 | |
dc.description.abstract | Plants are present in our daily lives from the air we breathe to some of the clothes we wear. In
this sense, understanding how they influence our daily lives is essential for human beings.
However, teaching Botanical classification, as well as the themes associated with this content,
has always been a challenge for learning. Thinking about methods or even support materials for
teachers, aiming at a less boring teaching and learning process and that change the mnesic way
in which these subjects are worked can become one of the ways to improve the Biology teaching
and learning process Vegetable. Thus, the research was developed from the Design-Based
Research (DBR), presenting a qualitative nature, which aims to present a proposal for a didactic
sequence and its contributions to the teaching and learning process in the curricular component
of Botany I. The proposal was developed in the remote context, of a degree course in Biological
Sciences. In addition, at the end, the redesign of the didactic proposal was presented with the
positive points and changes suggested by the undergraduate students and the professor involved
in the research. The analysis of qualitative data was carried out using Content Analysis. The
didactic sequence was designed in order to work with Taxonomy and Botanical Systematics
based on everyday classification and the use of dichotomous keys, consisting of a Mother
Didactic Activity and five Daughter Didactic Activities. The use of analogies and
contextualization were central axes in the construction of the proposal. The results point out
that the didactic activities are seen by the undergraduates as challenging and help in the
understanding of the content. The construction of dichotomous keys was excluded from the
redesign, since it did not help in the teaching and learning process. Both the teacher and the
undergraduates described the didactic sequence as differentiated, as it adopts the use of
geometric shapes and food labels as instruments for learning the content. The analysis of
questionnaires and portfolios indicate that the development of activities should be more
targeted. However, the didactic sequence proved to be innovative and an instrument that
strongly assists the teaching and learning process. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Biologia vegetal | por |
dc.subject | Licenciatura | por |
dc.subject | DBR | por |
dc.subject | Sequência didática | por |
dc.subject | Plant biology | eng |
dc.subject | Graduation | eng |
dc.subject | Didactic sequence | eng |
dc.title | Aprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científico | por |
dc.title.alternative | Learning taxonomy and botanical systematics: from everyday classification to scientific knowledge | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas
que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial
para o ser humano. Entretanto, o ensino de classificação Botânica, bem como as temáticas que
são associadas a esse conteúdo sempre foi um desafio para a aprendizagem. Pensar em métodos
ou até mesmo materiais de apoio para professores, visando um processo de ensino e
aprendizagem menos maçante e que alterem a forma mnésica que esses assuntos são
trabalhados pode vir a ser um dos caminhos para a melhoria no processo de ensino e
aprendizagem de Biologia Vegetal. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Design-Based
Research (DBR), apresentando cunho qualitativo, que objetiva apresentar uma proposta de
sequência didática e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no
componente curricular de Botânica I. A proposta foi desenvolvida no contexto remoto, de um
curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, no final, foi apresentado o
redesign da proposta didática com os pontos positivos e alterações sugeridas pelos licenciandos
e professor envolvido na pesquisa. A análise dos dados qualitativos foi feita a partir de Análise
de Conteúdo. A sequência didática foi pensada a fim de trabalhar a Taxonomia e Sistemática
Botânica a partir da classificação cotidiana e o uso de chaves dicotômicas, sendo composta por
uma Atividade Didática Mãe e cinco Atividades Didáticas Filhas. O uso de analogias e a
contextualização foram eixos centrais da construção da proposta. Os resultados apontam que as
atividades didáticas são vistas pelos licenciandos como desafiadoras e auxiliam na compreensão
do conteúdo. A construção das chaves-dicotômicas foi excluída do redesign, uma vez que não
auxiliou no processo de ensino e aprendizagem. Tanto o professor, quanto os licenciandos
descreveram a sequência didática como diferenciada, pois adota o uso de formas geométricas e
rótulos de alimentos como instrumentos para a aprendizagem do conteúdo. A análise dos
questionários e dos portifólios apontam que o desenvolvimento das atividades deve ser mais
direcionado. Contudo, a sequência didática se mostrou inovadora e um instrumento que auxilia
fortemente do processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.referee2 | Buske, Rodrigo | |
dc.creator.Lattes | X | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |