Mostrar registro simples

dc.creatorMoraes, Gustavo Pedroso de
dc.date.accessioned2023-02-01T11:39:15Z
dc.date.available2023-02-01T11:39:15Z
dc.date.issued2022-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27690
dc.description.abstractPlants are present in our daily lives from the air we breathe to some of the clothes we wear. In this sense, understanding how they influence our daily lives is essential for human beings. However, teaching Botanical classification, as well as the themes associated with this content, has always been a challenge for learning. Thinking about methods or even support materials for teachers, aiming at a less boring teaching and learning process and that change the mnesic way in which these subjects are worked can become one of the ways to improve the Biology teaching and learning process Vegetable. Thus, the research was developed from the Design-Based Research (DBR), presenting a qualitative nature, which aims to present a proposal for a didactic sequence and its contributions to the teaching and learning process in the curricular component of Botany I. The proposal was developed in the remote context, of a degree course in Biological Sciences. In addition, at the end, the redesign of the didactic proposal was presented with the positive points and changes suggested by the undergraduate students and the professor involved in the research. The analysis of qualitative data was carried out using Content Analysis. The didactic sequence was designed in order to work with Taxonomy and Botanical Systematics based on everyday classification and the use of dichotomous keys, consisting of a Mother Didactic Activity and five Daughter Didactic Activities. The use of analogies and contextualization were central axes in the construction of the proposal. The results point out that the didactic activities are seen by the undergraduates as challenging and help in the understanding of the content. The construction of dichotomous keys was excluded from the redesign, since it did not help in the teaching and learning process. Both the teacher and the undergraduates described the didactic sequence as differentiated, as it adopts the use of geometric shapes and food labels as instruments for learning the content. The analysis of questionnaires and portfolios indicate that the development of activities should be more targeted. However, the didactic sequence proved to be innovative and an instrument that strongly assists the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiologia vegetalpor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectDBRpor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectPlant biologyeng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.titleAprendizagem de taxonomia e sistemática botânica: da classificação cotidiana ao conhecimento científicopor
dc.title.alternativeLearning taxonomy and botanical systematics: from everyday classification to scientific knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs plantas estão presentes no nosso dia a dia desde o ar que respiramos até algumas das roupas que usamos. Nesse sentido, compreender como elas influenciam o nosso cotidiano é essencial para o ser humano. Entretanto, o ensino de classificação Botânica, bem como as temáticas que são associadas a esse conteúdo sempre foi um desafio para a aprendizagem. Pensar em métodos ou até mesmo materiais de apoio para professores, visando um processo de ensino e aprendizagem menos maçante e que alterem a forma mnésica que esses assuntos são trabalhados pode vir a ser um dos caminhos para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Vegetal. Assim, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Design-Based Research (DBR), apresentando cunho qualitativo, que objetiva apresentar uma proposta de sequência didática e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Botânica I. A proposta foi desenvolvida no contexto remoto, de um curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, no final, foi apresentado o redesign da proposta didática com os pontos positivos e alterações sugeridas pelos licenciandos e professor envolvido na pesquisa. A análise dos dados qualitativos foi feita a partir de Análise de Conteúdo. A sequência didática foi pensada a fim de trabalhar a Taxonomia e Sistemática Botânica a partir da classificação cotidiana e o uso de chaves dicotômicas, sendo composta por uma Atividade Didática Mãe e cinco Atividades Didáticas Filhas. O uso de analogias e a contextualização foram eixos centrais da construção da proposta. Os resultados apontam que as atividades didáticas são vistas pelos licenciandos como desafiadoras e auxiliam na compreensão do conteúdo. A construção das chaves-dicotômicas foi excluída do redesign, uma vez que não auxiliou no processo de ensino e aprendizagem. Tanto o professor, quanto os licenciandos descreveram a sequência didática como diferenciada, pois adota o uso de formas geométricas e rótulos de alimentos como instrumentos para a aprendizagem do conteúdo. A análise dos questionários e dos portifólios apontam que o desenvolvimento das atividades deve ser mais direcionado. Contudo, a sequência didática se mostrou inovadora e um instrumento que auxilia fortemente do processo de ensino e aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee2Buske, Rodrigo
dc.creator.LattesXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International