Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Semíramis Corsi
dc.creatorVargas, Victoria Brum
dc.date.accessioned2023-02-03T16:10:36Z
dc.date.available2023-02-03T16:10:36Z
dc.date.issued2022-07-29
dc.date.submitted2022-07-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27725
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Bacharelado, RS, 2022.por
dc.description.abstractMorgan le fay was a striking figure in medieval literature and a crucial character in the Arthurian Cycle narratives, since her first appearance as a benevolent goddess-like being in Geoffrey of Monmouth’s Vita Merlini in 1150, until cementing her position as the most famous sorceress in the western cultural imaginary in Sir Thomas Malory’s Le Morte D’Arthur, her diverse versions have inspired an unending number of books, movies and TV series up to the present day. In this research, our goal is to comprehend this character’s reception in 19th century’s british art, our focus being the paintings Morgan le Fay (1864) by Frederick Sandys, and Morgan le Fay (1862) by Edward Burne-Jones, both members of the Pre-Raphaelite Brotherhood, an artistic group characterized for its strong medievalism and revivalism, founded in 1848 as a reaction to the british academic arts. We analyzed the Brotherhood and its artists’ ideals and their relation with gender issues and its links to elements and concepts of nationalistic, romantic and orientalist themes, wich were very common in 19th century England, and grasping how such elements were manifested in the studied paintings as well as its relation to Morgan’s reception. For the image analysis methodology we used the system proposed by Erwin Panofsky; in addition to it, our research is aligned to the Reception Studies and we also worked with the concepts of Gender and Orientalism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPintura pré-rafaelitapor
dc.subjectMorgan le Faypor
dc.subjectEstudos de Gêneropor
dc.subjectEstudos de recepçãopor
dc.subjectPre-raphaelite paintingeng
dc.subjectMorgan le Fayeng
dc.subjectGender studieseng
dc.subjectReception studieseng
dc.titleMorgana e os pré-rafaelitas: arte e gênero na recepção feiticeira medieval em pinturas do século XIX.por
dc.title.alternativeMorgan and the pre-raphaelites: art and gender on the receptions of thr medieval sorceress in 19th century paintingseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationHistória Bachareladopor
dc.description.resumoMorgan Le Fay foi uma figura marcante na literatura medieval e uma personagem crucial das narrativas do Ciclo Arturiano. Desde sua primeira aparição como figura benéfica em 1150 com Vita Merlini, de Godofredo de Monmouth, até se consolidar como a famosa feiticeira do imaginário ocidental em Le Morte D’Arthur, de Sir Thomas Malory, suas diversas versões têm inspirado um número sem fim de livros, séries e filmes até os dias de hoje. Nesta pesquisa, a proposta é compreender a recepção desta personagem na arte britânica do século XIX, tendo como foco as pintura Morgan le Fay (1863- 1864) de Frederick Sandys, e Morgan le Fay (1862) de Edward Burne-Jones, ambos integrantes da Irmandade Pré-Rafaelita, grupo artístico criado em 1848 como reação à arte acadêmica britânica da época e com caráter fortemente revivalista e medievalista. Analisamos a relação dos ideais desta irmandade e de seus artistas com questões de gênero e sua articulação com elementos e conceitos das temáticas nacionalistas, românticas e orientalistas, caraterísticas da Inglaterra do século XIX, compreendendo como tais elementos se manifestam nas pinturas estudadas em relação à recepção da personagem. Como metodologia de análise de imagens usamos o sistema proposto por Erwin Panofsky, além de também alinharmos a pesquisa nos Estudos de Recepção e trabalharmos com os conceitos de Gênero e Orientalismo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto